O MERCADO DE FRUTAS NO ESTADO DO PARÁ: 1985 a 2005
Resumo
O estado do Pará é a maior produtora de frutas da região Norte e também concentra as agroindústrias de polpa e sucos de frutas. A dinâmica da produção e processamento de frutas está configurando o primeiro arranjo produtivo local, em função da articulação entre agroindústrias e agricultores familiares. A produção de frutas dessa mesorregião tornou o estado superavitário com relação às frutas. O objetivo do trabalho foi analisar o mercado de frutas no período de 1995 a 2005, mediante a estimação simultânea da demanda e oferta, utilizando o Método Generalizado dos Momentos (MGM). Os resultados mostraram que a demanda é inelástica e a oferta unitária a preço. Os coeficientes de elasticidade preço foram mais elásticos do que os encontrados em outros estudos realizados para o estado do Pará. As frutas foram incluídas na categoria de bens normais, com base na elasticidade renda. O salário rural apresentou-se como o maior deslocador da oferta de frutas. Finalmente, a elasticidade cruzada mostrou que a produção de frutas compete, com outras lavouras, por mão de obra e terra.Downloads
Publicado
2014-08-09
Como Citar
Santana, A. C. de, Campos, P. S. da S., Ramos, T. J. N., Galate, R. dos S., & Mota, A. V. (2014). O MERCADO DE FRUTAS NO ESTADO DO PARÁ: 1985 a 2005. Revista De Estudos Sociais, 13(26), 174–185. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/462
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.