Evidências do Mercado de Produtos da Pequena Produção na Região da Transamazônica e BR-163 no Estado do Pará
DOI:
10.19093/res.v17i35.2466Palavras-chave:
Agricultura de baixo carbono, projetos de assentamento rurais, produção familiar, mercado institucionalResumo
Analisa-se o comportamento atual e futuro dos mercados institucional e não institucional de produtos da pequena produção, desenvolvida em projetos de assentamento da reforma agrária da região da Transamazônica e da BR-163 no estado do Pará. Apresentam-se os subsistemas de uso da terra na Amazônia, as características dos sistemas de produção e as formas de inserção no mercado, evidenciando os fatores que limitam a expansão da agricultura familiar e as oportunidades para seguir uma trajetória de uma agricultura de baixo carbono no contexto do desenvolvimento regional. Os resultados mostram que a continuidade do sistema de produção atual tende para uma especialização da agricultura familiar em apenas quatro cadeias produtivas: cacau, mandioca, madeira e pecuária. Por outro lado, há excedente de oferta para um conjunto de produtos, que dever ser exportado para outros mercados nacionais e internacionais e um excesso de demanda para uma cesta de produtos da agricultura familiar, cujo equilíbrio pode ser conseguido com o ajuste e efetivação da atual política de apoio à agricultura familiar.Downloads
Publicado
2015-09-19
Como Citar
Santana, A. C. de, Santana, Ádina L. de, Gomes, S. C., Santana, Ádamo L. de, Nogueira, A. K. M., Oliveira, C. M. de, & Santos, M. A. S. dos. (2015). Evidências do Mercado de Produtos da Pequena Produção na Região da Transamazônica e BR-163 no Estado do Pará. Revista De Estudos Sociais, 17(35), 186–215. https://doi.org/10.19093/res.v17i35.2466
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.