PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA AMAZÔNIA: APLICAÇÃO DA ANÁLISE FATORIAL

Autores

  • Antônio Cordeiro de Santana acsantana@superig.com.br
    Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Ádamo Lima de Santana alwkynew@gmail.com
    Universidade Federal do Pará
  • Ádina Lima de Santana alwkynew@gmail.com
    Universidade Estadual de Campinas
  • Nilson Luiz Costa ecnilson@msn.com
    Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Karlla M. Nogueira karlla.magalhaes@ufra.edu.br
    Universidade federal Rural da Amazônia

DOI:

10.19093/res.v16i32.2137

Resumo

O objetivo do trabalho foi aplicar a análise fatorial como instrumento metodológico no planejamento estratégico institucional para dar maior consistência e rigor científico ao processo de identificação dos pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, utilizados na construção de cenários futuros para o desenvolvimento sustentável de uma Universidade Rural da Amazônia. Os resultados gerados permitiram configurar os ambientes interno e externo da instituição e a elaboração de cenários futuros. Concluiu-se que análise fatorial pode ser um poderoso instrumento a ser utilizado na identificação dos elementos necessários à elaboração dos objetivos, metas e estratégias do planejamento estratégico institucional.

Biografia do Autor

Antônio Cordeiro de Santana, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professor Dr. Economia Rural, líder do grupo de pesquisa GECADS e pesquisador do CNPq. Trabalha  no Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH) da UFRA, atua nas áreas de cadeia produtiva, mercados e desenvolvimento regional. Professor dos cursos de Pós-Graduação da UFRA, NAEA/UFPA e NUMA/UFPA.

Ádamo Lima de Santana, Universidade Federal do Pará

D. Sc. Prof. Adjunto da UFPA e Orientados de graduação e pós-graduação da UFPA. Coordena projetos na área de inteligência artificial e modelagens.

Ádina Lima de Santana, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Química Industrial e doutoranda em Engenharia de Alimentos pela Unicamp. Trabalha em projetos nas áreas de mercado, engenharia de alimentos e em métodos quantitativos.

Nilson Luiz Costa, Universidade Federal de Santa Maria

D. Sc.. Professor Adjunto da UFSM, orientador de graduação e pesquisador nas áreas de mercado e desenvolvimento regional.

Ana Karlla M. Nogueira, Universidade federal Rural da Amazônia

M. Sc. Profa. Assistente da UFRA, doutorando pela UFPA, Prof. Assistente da UFRA e orientador de graduação e pesquisador nas áreas de mercado, comercialização e desenvolvimento regional.

Downloads

Publicado

2014-12-29

Como Citar

Santana, A. C. de, Santana, Ádamo L. de, Santana, Ádina L. de, Costa, N. L., & Nogueira, A. K. M. (2014). PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL NA AMAZÔNIA: APLICAÇÃO DA ANÁLISE FATORIAL. Revista De Estudos Sociais, 16(32), 183–204. https://doi.org/10.19093/res.v16i32.2137

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)