Contexto de Trabalho: Uma Investigação entre Professores e Técnicos Administrativos de uma Instituição Federal de Ensino Superior.

Autores

Palavras-chave:

ambiente de trabalho, gestão de pessoas, administração pública

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o contexto de trabalho de um instituto que compõe uma instituição federal de ensino superior. Esse aspecto da atividade profissional reúne um conjunto de estratégias que possibilitam a mediação do trabalho, e compreendê-lo pode contribuir para criar condições que promovam um ambiente laboral moderno, produtivo e que proporcione bem-estar aos trabalhadores. A pesquisa de caráter exploratório e descritivo utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados, que foi organizado em três dimensões - Organização do Trabalho (OT), Condições de Trabalho (CT) e Relações Socioprofissionais do Trabalho (RSP) - conforme proposto por Ferreira e Mendes (2008). Este questionário foi aplicado em pesquisa de campo com a participação de 61 entrevistados em amostragem probabilística aleatória simples. O tratamento dos dados utilizou estatística descritiva e não paramétrica (Mann-Whitney) para sistematizar as informações. A avaliação geral revelou que as Relações Socioprofissionais do Trabalho (RSP) representaram a melhor dimensão do contexto de trabalho do instituto. A investigação identificou diferenças significativas entre a percepção de professores e técnicos administrativos, principalmente quanto ao ritmo de trabalho, utilização do material de consumo e presença de conflitos e disputas no ambiente de trabalho.

Biografia do Autor

Carlos André Corrêa de Mattos, Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Mestrado Profissional em Gestão Pública

Doutor em Ciências Agrárias (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (2008) pela Universidade de Taubaté (Unitau). Cursou MBA em Gestão Empresarial (2004) e Gerenciamento de Projetos (2005) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Administração (2002) pela Universidade da Amazônia (Unama), na trajetória profissional atuou em organizações públicas e privadas. Dentre as áreas de concentração, destacam-se: Marketing, Gestão Estratégica, Organizações Públicas, Competitividade, Agronegócio e Organização Industrial. Atualmente é professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e da Faculdade de Administração (FAAD) da Universidade Federal do Pará (UFPa).

Josep Pont Vidal, Universidade Federal do Pará Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Programa de Desenvolvimento do Trópico Úmido

Graduado em Sociologia - Universitat Bielefeld - Alemanha (1986), Mestrado em Sociologia Polìtica - Universitat Bielefeld (1987), Doutorado em Sociologia Política na Universidad de Barcelona (1997). Professor adjunto e pesquisador do Núcleo de Altos Amazônicos (UFPA). Experiência como professor visitante em várias universidades Latino-americanas e brasileiras. Experiência e atuação na área de de Políticas Públicas e Governança com trabalhos desenvolvidos no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID - Washington), Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (IDESP) e Instituto de Pesquisas Aplicadas (IPEA) (Brasíla). Atua também nas áreas de Metodologia de Pesquisa, Políticas Públicas, Planejamento Territorial e Gestão Pública, com ênfase nos seguintes temas: Políticas Públicas, Políticas Sociais, Esfera Pública e Estatal, Ação Coletiva. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Desenvolvimento. (Universidade Federal do Pará-NAEA)

Dayse de Oliveira Endringer, Universidade Federal do Pará

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), graduada em Administração pela Universidade Federal do Pará (UFPa). Atualmente exerce o cargo de técnica de nível superior na Universidade Federal do Pará (UFPa).

Nilson Luiz Costa, Universidade Federal de Santa Maria CESNORS - Palmeira das Missões. Faculdade de Administração e Economia

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001); especialização em Administração-Comércio Exterior pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI (2005); mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2008) e Doutorado em Ciências Agrárias - linha de pesquisa socioeconomia e desenvolvimento rural - pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2012). Atualmente, é docente do curso de Ciências Econômicas do Campus de Palmeira das Missões da Universidade Federal de Santa Maria e líder do Grupo de Pesquisas em Economia, Agricultura Familiar e Agronegócios (GPEA-UFSM), cadastrado no DGP/CNPq. Desenvolve pesquisas nas áreas de competitividade, mercado, desenvolvimento regional e cadeias produtivas do Agronegócio. Foi agraciado pelo Banco do Nordeste do Brasil com o Prêmio BNB de Economia Regional no ano de 2008.

Analaura Corradi, Universidade da Amazônia Mestrado em Linguagem, Comunicação e Cultura.

Doutora em Ciências Agrárias na área de Agroecosistemas da Amazônia com enfoque em Turismo Rural e Meio Ambiente pela Universidade Federal Rural da Amazônia/PA (UFRA-2009); Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Pará (UFPA-1998) ; Especialista em Teoria e Metodologia em Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA-1990) e Bacharel em Comunicação Social na Habilitações de Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Católica de Pelotas/RS (UCPEL- 1980). Atualmente professora titular da Universidade da Amazônia ( UNAMA) nos cursos de graduação em Comunicação Social nas habilitações de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas e de Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura. Desenvolvendo pesquisa ligadas aos meios de comunicação , desenvolvimento sustentável e meio ambiente. Com experiência nas áreas de Comunicação, Turismo, Cultura, Integração e Sociedade

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Publicado

2015-06-29

Como Citar

Mattos, C. A. C. de, Vidal, J. P., Endringer, D. de O., Costa, N. L., & Corradi, A. (2015). Contexto de Trabalho: Uma Investigação entre Professores e Técnicos Administrativos de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Revista De Estudos Sociais, 17(33), 72-91. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/article/view/2299

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