Trans Excludentes
Análise curricular de cursos federais de graduação em medicina do sudeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-69Resumen
Este artigo busca analisar os currículos das universidades públicas federais que compõem a região do sudeste brasileiro em relação ao ensino de temáticas voltadas à saúde da população trans no curso de graduação em medicina. Foi utilizada abordagem quanti-qualitativa onde foram analisadas as ementas e programas dos Cursos de Medicina disponibilizados nos sites das universidades. Das 16 universidades analisadas, apenas 5 ofereciam alguma unidade relacionada à temática, totalizando 9 unidades curriculares no total, todas de caráter eletivo ou optativo, variando a abordagem conforme as universidades, sendo que nenhuma delas era voltada especificamente para o ensino de temáticas relacionadas à saúde de pessoas trans-travestis. Concluiu-se que é urgente a construção de uma abordagem não-cisnormativa na formação médica, que contribua para cuidados mais humanizados e o enfrentamento das consequências dos negligenciamentos a que a população trans é submetida.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Cómo citar
Licencia
Derechos de autor 2024 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.

