Trans Excludentes

Análise curricular de cursos federais de graduação em medicina do sudeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-69


Resumo

Este artigo busca analisar os currículos das universidades públicas federais que compõem a região do sudeste brasileiro em relação ao ensino de temáticas voltadas à saúde da população trans no curso de graduação em medicina.  Foi utilizada abordagem quanti-qualitativa onde foram analisadas as ementas e programas dos Cursos de Medicina disponibilizados nos sites das universidades. Das 16 universidades analisadas, apenas 5 ofereciam alguma unidade relacionada à temática, totalizando 9 unidades curriculares no total, todas de caráter eletivo ou optativo, variando a abordagem conforme as universidades, sendo que nenhuma delas era voltada especificamente para o ensino de temáticas relacionadas à saúde de pessoas trans-travestis. Concluiu-se que é urgente a construção de uma abordagem não-cisnormativa na formação médica, que contribua para cuidados mais humanizados e o enfrentamento das consequências dos negligenciamentos a que a população trans é submetida.

Biografia do Autor

  • Maria Regina Bortolini, UNIFASE

    Antropóloga, Doutora em Educação.

    Graduada e licenciada em Ciências Sociais, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez estágio internacional no Programa de Investigación Problemáticas del Cuidado. Metamorfosis socio-culturales y producción de subjetividades en los espacios sociales contemporáneos, dirigido pela Dra María Cristina Chardon, da Universidad Nacional de Quilmes - Buenos Aires/Argentina. Professora titular do Centro Universitário Arthur Sa Earp Neto atua em disciplinas das Ciência Sociais e da Pesquisa, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Como pesquisadora integra Comitê de Ética em Pesquisa, coordena o Laboratório de Estudos em Representações Sociais e Saúde - LERS e é editora da Revista Intervozes, publicação em parceria com Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e o Instituto de Saúde Coletiva da UFF. Consultora em projetos de Educação Audiovisual. Temas de interesse: representações sociais, gênero, cultura, educação e saúde.

  • Gabriella Flores, Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto

    Graduanda de Medicina.

  • Gabriel Leal Dantas Ferraz Bezerra , Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto

    Graduanda de Medicina.

  • Nathália Silveira Soares, Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto

    Graduanda de Medicina.

  • Paula Machado Denizot, Universidade Federal Fluminense

    Graduanda de Biomedicina.

Downloads

Publicado

05-12-2024

Como Citar

Trans Excludentes: Análise curricular de cursos federais de graduação em medicina do sudeste brasileiro. (2024). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-69