A propaganda como porta-voz do empoderamento feminino e a ótica da mulher contemporânea acerca de sua imagem na comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-7


Resumo

O tema deste estudo traz a análise sobre de que forma as campanhas publicitárias estão representando o universo feminino e a questão do empoderamento. O empoderamento feminino é um assunto que, atualmente, tem obtido muita atenção e dessa forma, as marcas tornaram-se adeptas e também trouxeram a mulher como protagonista das campanhas publicitárias. A partir desses aspectos, o artigo tem como objetivo avaliar a percepção de mulheres para entender se as marcas estão conseguindo, de fato, representá-las. Para isso utilizou-se uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com cinco entrevistas com mulheres de diferentes perfis. Com base nos resultados, de acordo com as entrevistadas, foi possível perceber que houve uma evolução no que diz respeito ao posicionamento da mulher na sociedade e a publicidade de certa forma, também acompanhou essa mudança, mas ainda está um pouco distante de compreender as dores do público feminino, de forma a traduzir práticas reais em suas empresas como nas suas campanhas publicitárias.

Biografia do Autor

  • Keila Alves de Souza, Universidade Feevale

    Bacharela em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

  • Simone Carvalho da Rosa, Universidade Feevale

    Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais, mestra em Indústria Criativa, bacharela em Publicidade e Propaganda. Professora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: simonecr@feevale.br.

  • Mauricio Barth, Universidade Feevale

    Doutor em Diversidade Cultural. Professor no Curso Superior em Publicidade e Propaganda e no Programa de Pós-graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br.

Downloads

Publicado

05-04-2025

Como Citar

A propaganda como porta-voz do empoderamento feminino e a ótica da mulher contemporânea acerca de sua imagem na comunicação . (2025). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 8(23). https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-7