A propaganda como porta-voz do empoderamento feminino e a ótica da mulher contemporânea acerca de sua imagem na comunicação
DOI:

Resumo
O tema deste estudo traz a análise sobre de que forma as campanhas publicitárias estão representando o universo feminino e a questão do empoderamento. O empoderamento feminino é um assunto que, atualmente, tem obtido muita atenção e dessa forma, as marcas tornaram-se adeptas e também trouxeram a mulher como protagonista das campanhas publicitárias. A partir desses aspectos, o artigo tem como objetivo avaliar a percepção de mulheres para entender se as marcas estão conseguindo, de fato, representá-las. Para isso utilizou-se uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com cinco entrevistas com mulheres de diferentes perfis. Com base nos resultados, de acordo com as entrevistadas, foi possível perceber que houve uma evolução no que diz respeito ao posicionamento da mulher na sociedade e a publicidade de certa forma, também acompanhou essa mudança, mas ainda está um pouco distante de compreender as dores do público feminino, de forma a traduzir práticas reais em suas empresas como nas suas campanhas publicitárias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.