Percepção do discurso e atitudes das marcas no ambiente de consumo da comunidade LGBT

Autores

  • Crístian Silveira Souza cristianss@feevale.br
    Universidade Feevale
  • Simone Carvalho da Rosa simoneccr@feevale.br
    Universidade Feevale
  • Dr. Mauricio Barth mauricio@feevale.br
    Universidade Feevale https://orcid.org/0000-0001-9125-9832

DOI:

10.29327/2410051.6.20-18

Resumo

O movimento LGBT têm provocado mudanças nos padrões de comportamentos que eram ditos como naturais. Notando este segmento, as marcas enxergaram uma oportunidade e começaram a representar este público nas propagandas publicitárias. Neste contexto, o artigo tem como objetivo, avaliar e analisar a percepção das pessoas sobre as propagandas que representam os membros desta comunidade. Para atender a esse objetivo, adotou-se o método exploratório e descritivo, e como procedimento técnico uma pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo por meio de 7 entrevistas. Identificou-se que as principais percepções se concentram nos seguintes aspectos: é importante as marcas exporem para a sociedade temas importantes que contribuem para a aceitação da diversidade e relevância deste movimento social, porém, também é importante entender os interesses que estão por trás desta representatividade.

Biografia do Autor

Crístian Silveira Souza, Universidade Feevale

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Simone Carvalho da Rosa, Universidade Feevale

Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais, mestra em Indústria Criativa, bacharela em Publicidade e Propaganda. Professora na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Dr. Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS).

Downloads

Publicado

2023-09-01

Como Citar

Souza, C. S. ., Rosa, S. C. da ., & Barth, M. (2023). Percepção do discurso e atitudes das marcas no ambiente de consumo da comunidade LGBT. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 6(20), 411–440. https://doi.org/10.29327/2410051.6.20-18

Edição

Seção

Artigos de Tema Livre