Gênero e sexualidade na formação de docentes: inquietações convergentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-1


Resumo

Considerando a existência de características pessoais diferentes e que estudantes e docentes diversos estão presentes dentro dos ambientes escolares, o aperfeiçoamento profissional em temas relacionados à diversidade e à interseccionalidade resultam na promoção de ambientes escolares acolhedores e inclusivos, dentro e fora da sala de aula. Neste sentido, objetivamos com esta resenha apresentar os principais pontos expostos no livro Gênero e sexualidade na formação de professoras/es: inquietações convergentes, publicado em 2023 pela editora Pimenta Cultural. Utilizamos o termo “docente” no título para a inclusão de todas as identidades de gênero. A obra aborda reflexões sobre a importância de (re)pensar as práticas docentes para a inclusão de estudantes diversos em sala de aula, compreendendo e considerando as interseccionalidades e as demandas sociais existentes.

Biografia do Autor

  • Juh Círico, Universidade de São Paulo – USP

    Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisadora em pós-doutorado em Contabilidade na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

  • Akira Aikyo Galvão, Universidade de São Paulo – USP

    Doutoranda em Administração pela FEA-USP. Pesquisadora pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Gênero, Raça e Sexualidade da USP (Generas-USP).

  • Marli Auxiliadora da Silva, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

    Doutora em Educação pela UFU. Professora Adjunta de cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis da UFU.

Downloads

Publicado

05-04-2025

Como Citar

Gênero e sexualidade na formação de docentes: inquietações convergentes. (2025). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 8(23). https://doi.org/10.29327/2410051.8.23-1

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)