Percepções de profissionais da atenção primária sobre saúde e reabilitação física de usuáries LGBTQIAPN+
DOI:
https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-76Resumen
O estudo examinou o impacto da percepção de profissionais da saúde no atendimento às necessidades de saúde de usuáries LGBTQIAPN+ em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo transversal com abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado e entrevistas narrativas com oito profissionais. Identificaram-se três categorias analíticas: 1) a escassez de recurso humano qualificado no atendimento à comunidade LGBTQIAPN+; 2) a importância da responsabilidade compartilhada e da autonomia entre os profissionais de saúde e usuáries LGBTQIAPN+ e; 3) a falta de conhecimento entre os profissionais de saúde em relação à reabilitação física. Apreende-se que, profissionais da saúde podem se acostumar com a alta demanda e agir de forma mecanizada, sem considerar as demandas atuais de um contexto no qual não estão efetivamente integrados, incluindo as transposições sociais de minorias.Descargas
Publicado
Número
Sección
Cómo citar
Licencia
Derechos de autor 2024 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.

