Percepções de profissionais da atenção primária sobre saúde e reabilitação física de usuáries LGBTQIAPN+

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-76


Resumen

O estudo examinou o impacto da percepção de profissionais da saúde no atendimento às necessidades de saúde de usuáries LGBTQIAPN+ em uma unidade de Estratégia de Saúde da Família no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo transversal com abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado e entrevistas narrativas com oito profissionais. Identificaram-se três categorias analíticas: 1) a escassez de recurso humano qualificado no atendimento à comunidade LGBTQIAPN+; 2) a importância da responsabilidade compartilhada e da autonomia entre os profissionais de saúde e usuáries LGBTQIAPN+ e; 3) a falta de conhecimento entre os profissionais de saúde em relação à reabilitação física. Apreende-se que, profissionais da saúde podem se acostumar com a alta demanda e agir de forma mecanizada, sem considerar as demandas atuais de um contexto no qual não estão efetivamente integrados, incluindo as transposições sociais de minorias.

Biografía del autor/a

  • Ágatha D'Luca Oliveira, Universidade Franciscana

    Psicóloga Bacharel e Licenciada pela Universidade Presbiterana Mackenzie. Especialista em Reabilitação Física pela Universidade Franciscana. Especializanda em Clínica da Sexualidade e Gênero, Segundo a Perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

  • Roberth Steven Gutiérrez Murillo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Doutorando em Gerontologia Biomédica (Modalidade Bolsista Programa de Excelência Acadêmica PROEX/CAPES) - Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Sanitarista Bacharel em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Mestre em Gerontologia pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO/Espanha). Especialista (Modalidade Residência Multiprofissional) em Saúde da Família (UNILA).

  • Félix Miguel Nascimento Guazina, Universidade Franciscana

    Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Psicologia Clínica com ênfase em saúde comunitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano (2005).

Publicado

2024-12-05

Cómo citar

Percepções de profissionais da atenção primária sobre saúde e reabilitação física de usuáries LGBTQIAPN+. (2024). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 7(22). https://doi.org/10.29327/2410051.7.22-76

Artículos más leídos del mismo autor/a