Transfeminismo das transmasculinidades:
Diálogos sobre direitos sexuais e reprodutivos de homens trans brasileiros
DOI:
10.31560/2595-3206.2023.19.15787Resumo
O propósito deste ensaio é o de oferecer análises críticas, a partir da perspectiva transfeminista, a usos do feminismo que marginalizem e violentem vivências e experiências transmasculinas a partir de biologização ou genitalização de seus corpos decorrentes de concepções sexistas, tomando-se o transfeminismo como uma abordagem que pode ser aplicada às transmasculinidades. Ao longo do texto, serão apresentadas reflexões sobre a agenda de luta política que envolve esse movimento, tais como a gestação paterna, a violência obstétrica, a autonomia reprodutiva, o estupro, o aborto e o debate em torno da utilização, por exemplo, do termo “pessoas que menstruam” no lugar ou ao lado de “mulheres que menstruam”, entre outros tópicos relevantes. Construímos nossas críticas e argumentamos a favor do direito sexual e reprodutivo de homens trans e pessoas transmasculinas, para isso nos inspiramos em teóricos e teóricas trans, nas narrativas de homens trans que vivenciaram a gestação, bem como em nossas próprias experiências como pesquisadores, pesquisadoras e ativistas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.