Os desafios das transmasculinidades no ambiente educacional: violências e intersecções

Autores

  • Benjamin de Almeida Neves Neves benjamimbraga1@gmail.com
    UFMT
  • Leonardo Morjan Britto Peçanha leonardombpecanha@gmail.com

DOI:

10.31560/2595-3206.2021.13.12397

Resumo

Este ensaio tem o objetivo de evidenciar possíveis processos de violências, hostilização e invisibilização de homens trans e pessoas transmasculinas no ambiente escolar e educacional, trazendo também algumas intersecções que perpassam as experiências transmasculinas brasileiras. Através de alguns marcadores sociais da diferença (CARLOS, 2015), ilustramos como a soma e multiplicação desses atravessamentos podem ser pontuais para entendermos os processos de violência e não acessos, aos quais homens trans e pessoas transmasculinas são expostos. Ao final, sugerimos algumas estratégias sociais e educacionais para que esses processos de exclusão possam ser minimizados no ambiente educacional.

 

Palavras-chave: Homem Trans; educação; exclusão; invisibilidade; transmasculinidades

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Publicado

2023-01-08

Como Citar

Neves, B. de A. N., & Morjan Britto Peçanha, L. (2023). Os desafios das transmasculinidades no ambiente educacional: violências e intersecções. Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 4(13), 143–160. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2021.13.12397

Edição

Seção

Dossiê "Interseccionalizando em educação: lutas sociais e direito à diferença"

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