Os desafios das transmasculinidades no ambiente educacional: violências e intersecções
DOI:
10.31560/2595-3206.2021.13.12397Resumo
Este ensaio tem o objetivo de evidenciar possíveis processos de violências, hostilização e invisibilização de homens trans e pessoas transmasculinas no ambiente escolar e educacional, trazendo também algumas intersecções que perpassam as experiências transmasculinas brasileiras. Através de alguns marcadores sociais da diferença (CARLOS, 2015), ilustramos como a soma e multiplicação desses atravessamentos podem ser pontuais para entendermos os processos de violência e não acessos, aos quais homens trans e pessoas transmasculinas são expostos. Ao final, sugerimos algumas estratégias sociais e educacionais para que esses processos de exclusão possam ser minimizados no ambiente educacional.
Palavras-chave: Homem Trans; educação; exclusão; invisibilidade; transmasculinidades
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.