Memórias, Transições e Fluxos nos Estudos de Diversidade Sexual e de Gênero
22 anos da ABETH
DOI:
10.31560/2595-3206.2022.18.15392Resumo
A história dos 22 anos da ABETH se imbrica com a construção e legitimação do campo de estudos da diversidade sexual e de gênero se nutriu de uma íntima relação com os movimentos sociais (feminista, homossexual e negro) que ganharam projeção no cenário da redemocratização política. Como resultado dessa atmosfera de colaboração entre lutas políticas e produção científica, tivemos importantes desenvolvimentos conceituais que marcaram o fazer acadêmico e a agenda política desses movimentos. A transposição dos estudos sobre a “mulher” para os estudos de gênero foi o resultado mais evidente do exame crítico operado pelo feminismo acerca do determinismo biológico. Somados a esses esforços a sexualidade, como campo de conhecimento, que entre encontro e desencontros com os estudos de gênero. Os seis (6) textos que compõem esse dossiê expressam discussões atuais em torno dos direitos LGBTI+ e da produção acadêmica em torno da diversidade sexual e de gênero. Algumas lacunas temáticas nos colocam atentas e atentes à urgência de congregar estudos que vocalizam debates críticos às monossexualidades e às não-binaridades, por exemplo. Ainda assim, acreditamos que os trabalhos aqui divulgados auxiliam na compreensão da memória desse campo de estudos
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a REBEH seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.