Feminismos Contemporâneos e Interseccionalidade 2.0: Uma contextualização a partir do pensamento transfeminista
DOI:
10.31560/2595-3206.2018.1.9064Resumo
O processo de globalização, acelerado pelas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, tem perpassado fronteiras culturais e propiciado mudanças nas concepções de gênero: tanto nas relações sociais quanto na própria conceituação acerca do que são homens e mulheres. As diferentes vertentes feministas apresentam um papel central nessa transformação, utilizando-se dos recursos da virtualidade para difundir discursos que pressupõe a interação de opressões e a interseccionalidade de identidades como subsídios para a construção de novas práticas sociais. Enquanto novíssimo pensamento-ação feminista, o Transfeminismo incorpora essas características na sua constituição e difusão, constituindo-se como um exemplo das múltiplas aplicações do Feminismo em termos de teoria e política. O presente artigo visa a compor um panorama sintético de discussões contemporâneas do Feminismo, com base na internet, a partir de revisão bibliográfica e da apresentação das concepções de 6 (seis) lideranças transfeministas brasileiras, coletadas via rede social e dispostas na forma de diálogo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Estudos da Homocultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Brasileira de Estudos de Homocultura (REBEH), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.