A importância do brincar para crianças em atendimento psicológico no contexto da Justiça Criminal
uma experiência em uma Defensoria Pública mato-grossense
DOI:
10.31560/2595-3206.2021.13.12300Resumo
Com este relato de experiência objetivamos analisar o brincar como uma ferramenta importante no atendimento psicossocial de crianças. Para tanto, descrevemos a experiência vivenciada em um estágio específico do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), realizado na Defensoria Pública - Núcleo Criminal do município de Rondonópolis/MT. A base teórico-metodológica dos atendimentos foi a Esquizoanálise, por meio da qual cartografamos subjetividades de crianças que se encontravam em sofrimento psíquico e em contextos de vulnerabilidade e violência, na maioria das vezes, intrafamiliar. Com o decorrer dos atendimentos e das supervisões, analisamos que o brincar e a prática da escuta sensível e atenta à não reprodução de uma postura adultocêntrica criaram condições favoráveis para que as crianças falassem sobre suas dores e problemas, o que potencializou a atenção psicossocial.
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