Paisagens psicossociais cinematográficas de uma infância trans: análise cartográfica fílmica de Tomboy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31560/2595-3206.2020.9.10208


Resumo

Quando falamos em produção de subjetividades, o cinema ocupa um lugar de destaque nos agenciamentos macro e micropolíticos que nos territorializam e desterritorializam constantemente, pois, sendo composto por um contínuo entre realidade e ficção, esse dispositivo virtual se atualiza como um potente problematizador das relações que estabelecemos nos diferentes contextos sócio-histórico-políticos e culturais. Diante disso, este trabalho busca problematizar como o filme Tomboy (2011) apresenta as questões de gêneros, sexualidades, corporalidades e produção de subjetividades singulares/normativas na infância trans. Propomos, então, uma análise inspirada pela Filosofia da Diferença, pela epistemologia dos estudos de gêneros e pelos Estudos Queer visando as narrativas imagéticas, políticas, poéticas, éticas, afetivas e lúdicas das experiências e transversalidades da criança trans protagonista dessa obra cinematográfica francesa. Discutiremos a construção de corporalidade e as resistências e transgressões possíveis para uma criança que foge ao binarismo do sistema sexo/gênero e se produz em um campo possível em que os conceitos estanques de homem/masculino e mulher/feminino dificultam a expressão do desejo e construção de uma estilística da existência singular.

Biografia do Autor

  • Márcio Alessandro Neman do Nascimento, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

    Psicólogo. Doutor em Psicologia e Sociedade. Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Coordenador do Laboratório Esquizoanalista de Produção de Sujetividades e(m) Interseccionalidades (LEPSI).

  • Eloize Marianny Bonfim da Silva, Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

    Graduanda em Psicologia pela UFR. Integrante do LEPSI.

  • Jefferson Adriã Reis, Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

    Licenciado em Letras/Português pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Campus Rondonópolis). Graduando em Psicologia pela UFR. Integrante do LEPSI. Blog: www.jeffersonadriareis.com.

  • Jéssica Matos Cardoso, Mestranda em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

    Graduada em Psicologia pela UFR. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFR (PPGEdu).  Integrante do LEPSI.

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Publicado

31-08-2020

Edição

Seção

Dossiê Temático: Tornar-nos Criança: Auto-Etnografias, Cuidados e Reparações

Como Citar

Paisagens psicossociais cinematográficas de uma infância trans: análise cartográfica fílmica de Tomboy. (2020). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 3(9), 268-287. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2020.9.10208