A Base Nacional Comum Curricular como norma regulatória das infâncias

Autores

  • Edna Carvalho da Silva meggrayaragomes@gmail.com
    UFPR/Mestranda
  • Eli Bruno do Prado Rocha Rosa meggrayaragomes@gmail.com
    UFPR/MESTRANDO
  • Luiz Miguel Portella meggrayaragomes@gmail.com
    UFPR/MESTRANDO
  • Marcos Vinicius Tavares meggrayaragomes@gmail.com
    UFPR/MESTRANDO
  • Megg Rayara Gomes de Oliveira meggrayaragomes@gmail.com
    UFPR/DOCENTE https://orcid.org/0000-0002-9733-7202

DOI:

https://doi.org/10.31560/2595-3206.2021.13.11886


Resumo

A partir da conceituação de infâncias em dissidências no contexto escolar da educação infantil e das experiências de mundo dos pesquisadores-autores, o presente estudo pretende analisar a imposição de normas de conduta cis heteronormativas e racistas desde a nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC), correlacionando estes documentos com o desenvolvimento da criança inserida numa sociedade normativa desde antes do contexto escolar e reforçado por este. Em que pese, o estudo irá trazer contribuições de autoras e autores pós-estruturalistas e decoloniais quando abordamos os recortes de gênero e raça respectivamente.

Biografia do Autor

  • Edna Carvalho da Silva, UFPR/Mestranda

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná - Linha Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação.

  • Eli Bruno do Prado Rocha Rosa, UFPR/MESTRANDO

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná – Linha Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação.

  • Luiz Miguel Portella, UFPR/MESTRANDO

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná – Linha Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação.

  • Marcos Vinicius Tavares, UFPR/MESTRANDO

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná – Linha Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação.

  • Megg Rayara Gomes de Oliveira, UFPR/DOCENTE

    Doutora em educação, professora adjunta e professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná – Linha Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação.

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Publicado

08-01-2023

Edição

Seção

Dossiê "Interseccionalizando em educação: lutas sociais e direito à diferença"

Como Citar

A Base Nacional Comum Curricular como norma regulatória das infâncias. (2023). Revista Brasileira De Estudos Da Homocultura, 4(13), 56-78. https://doi.org/10.31560/2595-3206.2021.13.11886

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