Classificação do estado de conservação de fachadas de edificações públicas

Autores

  • Ana Maria de Sousa Santana de Oliveira asantanadeoliveira@gmail.com
    UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Alessandra Bordin Terribele alebt_@hotmail.com
  • Bruna Swiderski bruna_swiderski@hotmail.com
    UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ricardo Rocha Oliveira ricardo.rocha.unioeste@gmail.com
    UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

10.18607/ES201876890

Palavras-chave:

MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS, ESTADO DE CONSERVAÇÃO, EDIFICAÇÕES PÚBLICAS

Resumo

As edificações estão sujeitas a diversos fatores, tais como intempéries, uso e desgaste, envelhecimento natural, que podem levar à redução do desempenho e vida útil devido ao surgimento de patologias. Em obras públicas, como as universidades, há o agravante em virtude de serem utilizadas por um grande número de pessoas, com diversas finalidades, aumentando as chances de ocorrências de anomalias. A fim de identificar essas anomalias e orientar a necessidade e urgência de intervenções, existem métodos de avaliação do estado de conservação de edificações. O objetivo deste trabalho foi realizar a classificação do estado de conservação das fachadas da Unioeste Campus Cascavel, a partir da amostra de três blocos: Biblioteca, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS e Laboratório de Estruturas e Materiais da Engenharia – LEME. Para isto, foi escolhida uma metodologia portuguesa, desenvolvida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, denominada Método de Avaliação do Estado de Conservação (MAEC), adaptada para estudos de fachadas. Os resultados indicaram que 67% das fachadas encontram-se em Bom estado de conservação, 17% delas classificaram-se como Excelente, 8% como Médio, 8% como Ruim e nenhuma delas enquadrou-se como Péssimo. Em relação aos blocos, a Biblioteca resultou em estado de conservação Médio, com índice de anomalias de 3,28, e o CCBS e o LEME classificaram-se como Bom estado de conservação, com índices de anomalias de 3,79 e 4,46, respectivamente. No presente estudo foi possível verificar a abrangência e facilidade no que diz respeito à aplicação do método utilizado para classificação de fachadas, podendo, este, ser utilizado em qualquer tipo de edificação, com vista a se ter uma ferramenta para auxiliar nos processos de manutenção e conservação de fachadas.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Maria de Sousa Santana de Oliveira, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1990), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Gerenciamento das Construções e Patologia das Construções. Atua principalmente nos seguintes temas: construção civil, edificações, qualidade, estudo das manifestações patológicas nas edificações,empresas construtoras, gestão de segurança na construção, gestão de RH, treinamento na construção ciivil, transferência de treinamento e padronização.

Ricardo Rocha Oliveira, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Dr. Em Engenharia Civil, Professor Adjunto IV dos Cursos de Engenharia Civil e Agrícola da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Atua nas Àreas de Gerenciamento das construções. Participante do Grupo de Pesquisa: GERHCON -  Grupo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos e Organizações de Construção.

Referências

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, J. Avaliação do estado de conservação de fachadas e ensaios de arrancamento de elementos em aço de pré-esforço colados com resina epoxy a provetes de pedra natural. Relatório de estágio de Mestrado. Instituto Superior de Engenharia do Porto, Instituto Politécnico do Porto, Portugal. 2012.

GASPAR, P. L.; BRITO, J. Assessment of the overall degradation level of an element, based on field data. 10DBMC International Conférence On Durability of Building Materials and Components. Lyon, França, 2005.

GUIMARÃES, L. E. Avaliação comparativa de grau de deterioração de edificações - Estudo de caso: prédios pertencentes à Universidade Federal de Goiás. Dissertação de Mestrado. Escola de Engenharia Civil, Universidade Federal de Goiás, Brasil. 2003.

MENIN, T. F. S. Levantamento de manifestações patológicas em uma edificação pública: Estudo de caso na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Cascavel. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil. 2016.

OLIVEIRA, D. F. Levantamento de causas de patologias na construção civil. 2013. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

OLIVEIRA, M. A. de. Método de avaliação de necessidades e prioridades de reabilitação de edifícios de instituições federais de ensino superior. Dissertação de Mestrado. Escola de Engenharia Civil, Universidade Federal de Goiás, Brasil. 2013a.

PEDRO, J. B.; VILHENA, A.; PAIVA, J. V. de. Métodos de avaliação do estado de conservação de edifícios desenvolvidos no LNEC: Características e possibilidades de aplicação. Revista Engenharia Civil, Universidade do Minho, Lisboa, v. 42, p.5-18, jan. 2012. Disponível em <http://www.civil.uminho.pt/revista/artigos/n42/Pág.5-18.pdf>. Acesso em 01 jul 2017.

SILVA, M. N. B. Avaliação quantitativa da degradação e vida útil de revestimentos de fachada – Aplicação ao caso de Brasília/DF. 2014. 198f. Tese (Doutorado em Estruturas e Construção Civil) - Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

de Oliveira, A. M. de S. S., Terribele, A. B., Swiderski, B., & Oliveira, R. R. (2018). Classificação do estado de conservação de fachadas de edificações públicas. E&Amp;S Engineering and Science, 7(3), 42–57. https://doi.org/10.18607/ES201876890