Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) para o Domínio Planejamento Integrado em Sinop-MT
DOI:
10.18607/ES201876143Palavras-chave:
Mobilidade Urbana. Planejamento Integrado. Sustentabilidade.Resumo
Com base no Índice de Mobilidade Urbana Sustentável – IMUS- desenvolvido por Costa (2008) este trabalho tem por objetivo aferir, através do cálculo dos indicadores, os aspectos positivos e negativos na atual conjuntura de desenvolvimento e mobilidade urbana, relacionado ao domínio Planejamento Integrado, no município de Sinop/MT. Os dados aferidos entre os meses de agosto e outubro de 2015 estão relacionados a um contexto específico no tempo, podendo ser reavaliados em situações futuras, em função de mudanças, de ordem econômica, social, ambiental ou do próprio sistema de mobilidade urbana. Obteve-se o IMUS de 0,551 para o município de Sinop. Nesta avaliação, considera-se que Sinop atingiu uma pontuação mediana de acordo com a escala proposta pelo IMUS. O município tem buscado a viabilização de um desenvolvimento mais sustentável, porém, ainda tem muito que ajustar quanto ao planejamento integrado, a partir de ações integradas e de pessoal qualificado. As ações de reconhecimento e fiscalização estão presentes, ainda assim, o município possui pendências de regularização de novos bairros e condomínios residenciais, faltam escolas e postos de saúde, reflexos do constante e acentuado crescimento do município. Observa-se ainda que os problemas encontrados impactam de maneira mais significativas as populações mais carentes, que ocupam as áreas mais distantes do centro da cidade.
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ABDALA, I. M. D. R. Aplicação do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) em Goiânia –Goiânia, GO: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2013. 203 p. (Dissertação de mestrado).
ASSUNÇÃO, M. A. D. Indicadores de mobilidade urbana sustentável para a cidade de Uberlândia, MG.Uberlândia, MG: Faculdade de Engenharia Civil,Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 144 p. (Dissertação de mestrado).
CARMO, Erika Motta. NETTO, Luiz da Rosa Garcia. Cadastro Territorial Multifinalitário e planejamento urbano, instrumento de domínio e poder. Ill Simpósio de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, Recife, 2010
COSTA, M. D. S. Um Índice de Mobilidade Urbana Sustentável. São Carlos: Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2008. 248 p.
FERNANDES, M. Entraves do Planejamento Urbano no Brasil: dos planos de desenvolvimento integrado à fragmentação das políticas urbanas na RMSP. Tese (mestrado). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2013.
INSTITUTIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. População das cidades. Disponível em: http:www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&odmun=510790&saerch=matoGrosso/sinop/infográficos:-informacoes-completas.- acesso em 21 agosto de 2015.
MANCINI, Marcelo Tadeu. Planejamento Urbano baseado em cenários de mobilidade sustentável. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia São Carlos da Universidade de São Paulo, 2011.
MIRANDA, H. D. F. Mobilidade urbana sustentável e o caso de Curitiba. São Carlos, SP: Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2010. 160 p. (Dissertação de mestrado).
MORAIS, T. C. D. Avaliação e seleção de alternativas para promoção da mobilidade urbana sustentável – o caso de Anápolis, Goiás. São Carlos, SP: Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2012. 141 p. (Dissertação de mestrado).
PONTES, T. F. Avaliação da mobilidade urbana na área metropolitana de Brasília. Brasília, DF: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, 2010. 250 p. (Dissertação de mestrado).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os direitos autorais devem ser cedidos a Universidade Federal de Mato Grosso.