Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) para o Domínio Planejamento Integrado em Sinop-MT

Autores

  • Paulo Ferreira gympel@ufmt.br
    Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Emeli Lalesca Aparecida da Guarda emeliguarda@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0001-7536-4448
  • Marlon Leão leao@unemat.br
    Universidade do Estado de Mato Grosso
  • João Carlos Machado Sanches sanches@unemat-net.br
    Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Luís Shigeharu Ohira luisohira@hotmail.com
    Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

10.18607/ES201876143

Palavras-chave:

Mobilidade Urbana. Planejamento Integrado. Sustentabilidade.

Resumo

Com base no Índice de Mobilidade Urbana Sustentável – IMUS- desenvolvido por Costa (2008) este trabalho tem por objetivo aferir, através do cálculo dos indicadores, os aspectos positivos e negativos na atual conjuntura de desenvolvimento e mobilidade urbana, relacionado ao domínio Planejamento Integrado, no município de Sinop/MT. Os dados aferidos entre os meses de agosto e outubro de 2015 estão relacionados a um contexto específico no tempo, podendo ser reavaliados em situações futuras, em função de mudanças, de ordem econômica, social, ambiental ou do próprio sistema de mobilidade urbana. Obteve-se o IMUS de 0,551 para o município de Sinop. Nesta avaliação, considera-se que Sinop atingiu uma pontuação mediana de acordo com a escala proposta pelo IMUS. O município tem buscado a viabilização de um desenvolvimento mais sustentável, porém, ainda tem muito que ajustar quanto ao planejamento integrado, a partir de ações integradas e de pessoal qualificado. As ações de reconhecimento e fiscalização estão presentes,   ainda assim, o município possui pendências de regularização de novos bairros e condomínios residenciais, faltam escolas e postos de saúde, reflexos do constante e acentuado crescimento do município. Observa-se ainda que os problemas encontrados impactam de maneira mais significativas as populações mais carentes, que ocupam as áreas mais distantes do centro da cidade.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Ferreira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas

Emeli Lalesca Aparecida da Guarda, Universidade Federal de Mato Grosso

Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas

Marlon Leão, Universidade do Estado de Mato Grosso

Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas

João Carlos Machado Sanches, Universidade do Estado de Mato Grosso

Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas

Luís Shigeharu Ohira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas

Referências

ABDALA, I. M. D. R. Aplicação do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) em Goiânia –Goiânia, GO: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2013. 203 p. (Dissertação de mestrado).

ASSUNÇÃO, M. A. D. Indicadores de mobilidade urbana sustentável para a cidade de Uberlândia, MG.Uberlândia, MG: Faculdade de Engenharia Civil,Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 144 p. (Dissertação de mestrado).

CARMO, Erika Motta. NETTO, Luiz da Rosa Garcia. Cadastro Territorial Multifinalitário e planejamento urbano, instrumento de domínio e poder. Ill Simpósio de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, Recife, 2010

COSTA, M. D. S. Um Índice de Mobilidade Urbana Sustentável. São Carlos: Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2008. 248 p.

FERNANDES, M. Entraves do Planejamento Urbano no Brasil: dos planos de desenvolvimento integrado à fragmentação das políticas urbanas na RMSP. Tese (mestrado). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2013.

INSTITUTIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. População das cidades. Disponível em: http:www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&odmun=510790&saerch=matoGrosso/sinop/infográficos:-informacoes-completas.- acesso em 21 agosto de 2015.

MANCINI, Marcelo Tadeu. Planejamento Urbano baseado em cenários de mobilidade sustentável. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia São Carlos da Universidade de São Paulo, 2011.

MIRANDA, H. D. F. Mobilidade urbana sustentável e o caso de Curitiba. São Carlos, SP: Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2010. 160 p. (Dissertação de mestrado).

MORAIS, T. C. D. Avaliação e seleção de alternativas para promoção da mobilidade urbana sustentável – o caso de Anápolis, Goiás. São Carlos, SP: Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2012. 141 p. (Dissertação de mestrado).

PONTES, T. F. Avaliação da mobilidade urbana na área metropolitana de Brasília. Brasília, DF: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, 2010. 250 p. (Dissertação de mestrado).

Downloads

Publicado

2018-06-27

Como Citar

Ferreira, P., Guarda, E. L. A. da, Leão, M., Sanches, J. C. M., & Ohira, L. S. (2018). Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) para o Domínio Planejamento Integrado em Sinop-MT. E&Amp;S Engineering and Science, 7(2), 2–17. https://doi.org/10.18607/ES201876143

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)