Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) para o Domínio Planejamento Integrado em Sinop-MT
DOI:

Palavras-chave:
Mobilidade Urbana. Planejamento Integrado. Sustentabilidade.Resumo
Com base no Índice de Mobilidade Urbana Sustentável – IMUS- desenvolvido por Costa (2008) este trabalho tem por objetivo aferir, através do cálculo dos indicadores, os aspectos positivos e negativos na atual conjuntura de desenvolvimento e mobilidade urbana, relacionado ao domínio Planejamento Integrado, no município de Sinop/MT. Os dados aferidos entre os meses de agosto e outubro de 2015 estão relacionados a um contexto específico no tempo, podendo ser reavaliados em situações futuras, em função de mudanças, de ordem econômica, social, ambiental ou do próprio sistema de mobilidade urbana. Obteve-se o IMUS de 0,551 para o município de Sinop. Nesta avaliação, considera-se que Sinop atingiu uma pontuação mediana de acordo com a escala proposta pelo IMUS. O município tem buscado a viabilização de um desenvolvimento mais sustentável, porém, ainda tem muito que ajustar quanto ao planejamento integrado, a partir de ações integradas e de pessoal qualificado. As ações de reconhecimento e fiscalização estão presentes, ainda assim, o município possui pendências de regularização de novos bairros e condomínios residenciais, faltam escolas e postos de saúde, reflexos do constante e acentuado crescimento do município. Observa-se ainda que os problemas encontrados impactam de maneira mais significativas as populações mais carentes, que ocupam as áreas mais distantes do centro da cidade.
Referências
ABDALA, I. M. D. R. Aplicação do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS) em Goiânia –Goiânia, GO: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2013. 203 p. (Dissertação de mestrado).
ASSUNÇÃO, M. A. D. Indicadores de mobilidade urbana sustentável para a cidade de Uberlândia, MG.Uberlândia, MG: Faculdade de Engenharia Civil,Universidade Federal de Uberlândia, 2012. 144 p. (Dissertação de mestrado).
CARMO, Erika Motta. NETTO, Luiz da Rosa Garcia. Cadastro Territorial Multifinalitário e planejamento urbano, instrumento de domínio e poder. Ill Simpósio de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, Recife, 2010
COSTA, M. D. S. Um Índice de Mobilidade Urbana Sustentável. São Carlos: Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2008. 248 p.
FERNANDES, M. Entraves do Planejamento Urbano no Brasil: dos planos de desenvolvimento integrado à fragmentação das políticas urbanas na RMSP. Tese (mestrado). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, 2013.
INSTITUTIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. População das cidades. Disponível em: http:www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&odmun=510790&saerch=matoGrosso/sinop/infográficos:-informacoes-completas.- acesso em 21 agosto de 2015.
MANCINI, Marcelo Tadeu. Planejamento Urbano baseado em cenários de mobilidade sustentável. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia São Carlos da Universidade de São Paulo, 2011.
MIRANDA, H. D. F. Mobilidade urbana sustentável e o caso de Curitiba. São Carlos, SP: Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2010. 160 p. (Dissertação de mestrado).
MORAIS, T. C. D. Avaliação e seleção de alternativas para promoção da mobilidade urbana sustentável – o caso de Anápolis, Goiás. São Carlos, SP: Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2012. 141 p. (Dissertação de mestrado).
PONTES, T. F. Avaliação da mobilidade urbana na área metropolitana de Brasília. Brasília, DF: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, 2010. 250 p. (Dissertação de mestrado).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os direitos autorais devem ser cedidos a Universidade Federal de Mato Grosso.