Relação do Tempo de Ocupação das Estações com o Headway em Sistemas Metroviários usando Simulação Computacional – Aplicação no Sistema Metroviário do Rio de Janeiro

Autores

  • André Rodrigues de Carvalho andre.carvalho@pet.coppe.ufrj.br
    Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/ UFRJ http://orcid.org/0000-0002-8096-0911
  • Fábio Alves fabio.alves@pet.coppe.ufrj.br
  • Hostílio Xavier Ratton Neto hostilio@pet.coppe.ufrj.br
  • Juliane Bender bender@pet.coppe.ufrj.br

DOI:

10.18607/ES201765058

Palavras-chave:

Tempo total de viagem, simulação metroviária e faixa horária de pico

Resumo

Este trabalho trata da análise da relação entre o headway e o tempo de ocupação de estações utilizado pelos trens em sistemas metroviários. Usando um modelo de simulação de tráfego construído em Arena®, leva-se em consideração o tempo médio entre estações, a frequência de entrada dos trens no sistema e o tempo de ocupação das estações para medir o headway, para diversos cenários diferentes de tempo de ocupação na estação e prever o tempo total de viagem do trem. O modelo possui aplicação direta na faixa de horário crítico operacional dos sistemas metroviários e uma aplicação no metrô do Rio de Janeiro é utilizada para validar o modelo. As informações necessárias à simulação foram obtidas diretamente nas plataformas de embarque do metrô. O modelo de simulação permitiu obter um novo tempo de percurso para os trens provenientes do Uruguai e da Pavuna. Um modelo matemático auxiliar foi construído com os resultados da simulação e permite estabelecer o tempo de ocupação médio das estações e prever o headway médio do sistema. Com o headway médio e o tempo de ocupação médio das estações estabelecido, foi possível entender o comportamento do sistema na faixa horária de pico, descobrir o headway mínimo e contribuir para estudos futuros que busquem melhoria operacional em sistemas metroviários sem grandes investimentos em sistemas de controle do headway.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Rodrigues de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro - PET/COPPE/ UFRJ

Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal Fluminense tendo passagem por área de manutenção, projetos e logística na Wilson Sons, Ge Oil & Gas e MRS Logística S/A. Atualmente está se especializando na área de Engenharia Ferroviária, seguindo a experiência que teve na MRS Logística S/A. Está realizando Mestrado na COPPE/PET/UFRJ. Desenvolvendo atualmente pesquisas na área de capacidade e eficiência de sistemas ferroviários e metroviários

Referências

Assad. A.A. Models for rail transportation. Transportation Research Part A Vol 14 A, pp 205-220, 1979.

Aly M.H.F, Hassan H., El-sayed M.A. Computer applications in railway operation – Alexandria Engineering Journal 55, 1573-1580, 2016.

Cordeau, J., Toth, P., Vigo, D. A survey of optimization models for train routing and scheduling. Transportation Science, 32(4), 380–404, 1998

Jing Xun, Bin Ning, Tao Tang, Hairong Dong. Cooperative control for train headway adjustment in railway traffic. 1st IFAC Workshop on Advances in Control and Automation Theory for Transportation Applications, Istanbul, Turkey (2013).

Krueger, H. Parametric Modeling in Rail Capacity Planning. Proceedings of the Winter Simulation Conference pp 1194 -1200. (1999)

Levin, Jack. Estatística aplicada a ciências humanas 2º ed SP – ed. Harbra (1987).

Lunce, Fu; M. Dessouky . Models and algorithms for dynamic headway control - Computers & Industrial Engineering 103, page 271 -281, 2016.

Macdowell. F, Visão técnica sistêmica, Simpósio da SINAENCO (2013).

Marin Marinov; Ismail S¸ ahin; Stefano Ricci; GordanaVasic-Franklin -Railway operations, time-tabling and control – Transportation Research Economics (2013).

Selim Dundar; Ismail Sahin. Train re - scheduling with genetic algorithms and artificial neural networks for single-track railways, Transportation Research part c (2013).

Downloads

Publicado

2017-11-04

Como Citar

de Carvalho, A. R., Alves, F., Ratton Neto, H. X., & Bender, J. (2017). Relação do Tempo de Ocupação das Estações com o Headway em Sistemas Metroviários usando Simulação Computacional – Aplicação no Sistema Metroviário do Rio de Janeiro. E&Amp;S Engineering and Science, 6(2), 13–32. https://doi.org/10.18607/ES201765058