Reportando a densidade da madeira ao teor de umidade de referência

Autores

  • Rayne da Conceição Soares engciencia@gmail.com
    Centro Universitário de Várzea Grande – Curso de Engenharia Civil
  • Norman Barros Logsdon engciencia@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso - Faculdade de Engenharia Florestal
  • José Manoel Henriques de Jesus jmhenriques@terra.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso – Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia

DOI:

10.18607/ES201543172

Resumo

A atual norma brasileira para o Projeto de Estruturas de Madeira define densidade aparente como a relação entre a massa e o volume do corpo-de-prova estabilizado ao teor de umidade de referência, adotado em 12%. Estabilizar o teor de umidade da madeira em exatos 12% é tarefa impraticável, o adequado seria estabilizar o corpo-de-prova em um teor de umidade próximo deste valor, determinar a densidade aparente nesta situação e, em seguida corrigir o resultado ao teor de umidade de 12%. Entretanto a referida norma é omissa a respeito dessa correção. Assim, os objetivos deste trabalho foram estabelecer modelos para reportar resultados de ensaio de densidade aparente ao teor de umidade de referência e verificar a possibilidade de fazê-lo também para ensaios realizados com madeira muito úmida. Para isto, foram selecionadas 10 espécies arbóreas florestais (repetições), de cada espécie foram realizados ensaios de densidade aparente em três corpos-de-prova, o mais parecido possível (gêmeos), respectivamente nas condições de umidade: madeira saturada em água, seca ao ar e condicionada em clima padrão. O resultado de cada um destes ensaios foi corrigido usando quatro diferentes modelos, obtidos na literatura, acarretando 12 tratamentos (3 umidades x 4 modelos). A comparação destes tratamentos foi feita utilizando a análise de variância e o teste de Tukey, validando os quatro modelos para as situações de madeira seca ao ar e condicionada, mas mostrando não ser possível reportar os resultados de ensaios em madeiras muito úmidas.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 7190: Projeto de estruturas de madeira. Rio de Janeiro, 1997.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). Projeto de Revisão da NBR 7190: Projeto de estruturas de madeira. Rio de Janeiro, 2011.

BROCHARD, F. X. Bois et charpente em bois (Le matériau et son utilisation). Collection de L'Institut Technique du Batiment et des Travaux Publics. Paris. Éditions Eyrolles,1960.

CALIL JÚNIOR, C.; LAHR, F. A. R. ; DIAS, A. A. Dimensionamento de Elementos Estruturais de Madeira. 1. ed. Barueri: Manole Ltda., v. 1, 2002.

KOLLMANN, F. F. P.; CÔTÉ JR. W.A. Principles of wood science and technology. vol. I Solid Wood. Reprint. Berlin, Heidelberg, New York, Tokyo: Springer-Verlag. 1984.

LOGSDON, N. B. Influência da umidade nas propriedades de resistência e rigidez da madeira. 1998. 174p. Tese (Doutorado) - Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo, São Carlos. 1998.

LOGSDON, N. B. Variação da densidade aparente da madeira com sua umidade, modelagem teórico experimental. Madeira Arquitetura e Engenharia (CD-ROM), São Carlos, SP, v. 12, n.12, p. artigo 5, 2004.

LOGSDON, N. B.; FINGER, Z. Modelos para especificação das curvas dos diagramas de retrações e inchamentos. Madeira Arquitetura e Engenharia, São Carlos, SP., v. 3, n.3, p. artigo 3, 2000.

LOGSDON, N. B.; JESUS. J. M. H. Caracterização de madeira. Programa de Pós-graduação em Engenharia da Edificação e Ambiental, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia – Universidade Federal de Mato Grosso. 2013. 222p

SHIMOYAMA, V. R. Variações da densidade básica e características anatômicas e químicas da madeira em Eucalyptus sp. 1990. 93p. Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, 1990.

Publicado

2015-10-15

Como Citar

Soares, R. da C., Logsdon, N. B., & Jesus, J. M. H. de. (2015). Reportando a densidade da madeira ao teor de umidade de referência. E&Amp;S Engineering and Science, 4(2), 38–49. https://doi.org/10.18607/ES201543172

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)