Riscos Ocupacionais em Atividade de Coleta de Resíduos Sólidos
DOI:
10.18607/ES201532549Resumo
RESUMO O mundo é movido pela busca incessante de saciar suas necessidades. O ser humano é o único animal que não se adapta ao meio ambiente e sim o adapta a sua rotina e atividades. Como prova disso está a globalização provando que a evolução mecânica, eletrônica e social está cada dia mais forte e inserida na cultura mundial. Essa inserção está ligada principalmente ao desenvolvimento socioeconômico. Porém, em uma sociedade tão desenvolvida ainda encontra-se desigualdades e deficiências, principalmente quando se refere à educação, orientação e cultura de segurança no trabalho. Apesar de muitas campanhas estarem surgindo, o reconhecimento da importância da conduta e de práticas de segurança em muitas áreas ainda precisa amadurecer os seus objetivos e métodos, para atingir a realização das diversas atividades sem danos para saúde e integridade do colaborador. O presente trabalho consiste em uma análise realizada voltada para área de limpeza, conservação e organização pública; em específico a atividade de coleta domiciliar de lixo, que atualmente não é assunto em evidência, porém é necessária e indispensável para uma das necessidades naturais humana: a de limpeza, e é justo no domicilio o lugar onde a população não tem interesse em separação de resíduos, menos ainda em identificação dos mesmos. Por esse motivo além de apontar riscos potenciais, o trabalho visa propor medidas preventivas e de controle para os riscos analisado nos postos de trabalho da atividade de coleta de lixo domiciliar.
##plugins.generic.paperbuzz.metrics##
Referências
ABNT, 2001. NBR 14679: Sistemas de condicionamento de ar e ventilação - Execução de serviços de higienização.
ARAÚJO, F. A. G. de, 2008. Higiene Ocupacional – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
BARROS, J. R., 2012. Os riscos no trabalho dos Coletores de Lixo – Disponível em<http://www.demlurb.pjf.mg.gov.br> Acesso em mai.2012.
FERREIRA, J. A. A Coleta de Resíduos Urbanos e os Riscos para a Saúde dos Trabalhadores–Biblioteca Virtual de Desarrollo Sostenible y Salud Ambiental, Disponível em <http://www.bvsde.paho.org/> Acesso mai.2012.
FUNDACENTRO, 2009. Norma de Higiene Ocupacional 08: Coleta de Material Particulado Sólido Suspenso no Ar de Ambientes de Trabalho – Ministério do Trabalho e Emprego.
GUEDES, J., 2011. SST no Lixo – Revista Proteção, Editora Proteção Publicação e Eventos, ed. 237 de setembro de 2011.
GUIA DE DIREITOS. Segurança do Trabalho (Riscos Ambientais) – Disponível em <http://www.guiadedireitos.org> Acesso mai.2012.
HASHIMOTO, A. T., 2011. Medidas de Prevenção de Riscos Ambientais no Âmbito da Relação de Emprego – Disponível em: <http://ultimainstancia.uol.com.br> Acesso mai.2012.
MARANGONI, S. C. ET al., 2006. Causas de Acidentes com Coletores de Lixo Relacionados à Falta de Conceitos Ergonômicos – Disponível em <http://www.simpep.feb.unesp.br> Acesso abr.2012.
MSA; FUNDACENTRO, 2011. Treinamento de Proteção Auditiva e Respiratória.
OLIVEIRA, A. O.; SANTOS, H. I., 2011. Avaliação da Saúde Ocupacional dos Garis de Hortolândia, Goiás - Disponível em <http://www.ucg.br> Acesso em out.2011.
PENTAGUNUN, 2011. Treinamento de Proteção Auditiva e Respiratória.
RACCO, G., 2009. Os Perigos da Exposição à Poeira – InfoSEG, ed. 26.
SANTOS, I. V. de A., 2008. Estudo dos Riscos de Acidentes de Trabalho em Coletores de Lixo – Disponível em <http://www.amigosdanatureza.org.br> Acesso mai.2012.
SANTOS, K. V.; FARIAS, L. N., 2009. Indicadores de Risco na Coleta de Lixo Urbano em Itacoatiara-AM – Disponível em <http://www.icet.ufam.edu.br/ > Acesso abr.2012.
SANTOS, T. L. F., 2000. Exposição Fotográfica: Coletores de Lixo: Arriscando, Brincando e Limpando -FUNDACENTRO E SIEMACO.
SUPERINTERESSANTE, 1995 – Editora Abril,ed. 97.
VELLOSO, M. P. ET al., 1997.Processo de trabalho e acidentes de trabalho em coletores de lixo domiciliar na cidade do Rio de Janeiro, Brasil – Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 13(4):693-700, out-dez.
VELLOSO, M. P. ET al., 1998. A Coleta de Lixo Domiciliar na Cidade do Rio de Janeiro: Em Estudo de Caso Baseado na Percepção do Trabalhador – Disponível em <http://www.scielo.br> Acesso em mai.2012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os direitos autorais devem ser cedidos a Universidade Federal de Mato Grosso.