Estudo e avaliação dos riscos em um laboratório de celulose e papel

Autores

DOI:

10.18607/ES20231215606

Resumo

A segurança no trabalho tem sido um tema de importância crescente no desempenho de funções de setores produtivos, visto que, compreender os riscos e demandas por segurança e saúde geram um ambiente de trabalho de qualidade. Entre as atividades desempenhadas por docentes e técnicos administrativos das instituições de ensino superior público, está a operação e coordenação de laboratórios de pesquisa. Este trabalho tem por objetivo elaborar diretrizes para implantação de um sistema de saúde e segurança do trabalho voltado para reativação e condução das atividades no laboratório de celulose e papel e biorrefinarias da faculdade de engenharia florestal da Universidade Federal do Mato Grosso/ Brasil. Para isto, utilizou-se da metodologia da análise preliminar de risco (APR) com objetivo principal de identificar e propor medidas para eliminar ou controlar os possíveis riscos existentes nesse ambiente de trabalho. De forma geral foram encontrados 76 riscos nas atividades desenvolvidas por um laboratório de celulose e papel, dos quais 50 são riscos químicos, 13 são físicos, cinco são ergonômicos, sete são como risco de acidente e um biológico.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elaine Cristina Lengowski, Universidade Federal do Mato Grosso

Doutora em Engenharia Florestal, Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá-MT, UFMT)

Eraldo Antonio Bonfatti Junior, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Engenharia Florestal, Professor do Departamento de Tecnologia e Engenharia Florestal da Universidade Federal do Parara (Curitiba-PR, UFPR)

Daniel Ippolito Pelufo, Universidade Federal de Mato Grosso

Engenheiro Químico, Mestre em Química Analítica Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá-MT, UFMT)

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Lengowski, E. C., Bonfatti Junior, E. A. ., & Ippolito Pelufo, D. (2023). Estudo e avaliação dos riscos em um laboratório de celulose e papel. E&Amp;S Engineering and Science, 12(3), 1–27. https://doi.org/10.18607/ES20231215606