Estudo e avaliação dos riscos em um laboratório de celulose e papel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18607/ES20231215606


Resumo

A segurança no trabalho tem sido um tema de importância crescente no desempenho de funções de setores produtivos, visto que, compreender os riscos e demandas por segurança e saúde geram um ambiente de trabalho de qualidade. Entre as atividades desempenhadas por docentes e técnicos administrativos das instituições de ensino superior público, está a operação e coordenação de laboratórios de pesquisa. Este trabalho tem por objetivo elaborar diretrizes para implantação de um sistema de saúde e segurança do trabalho voltado para reativação e condução das atividades no laboratório de celulose e papel e biorrefinarias da faculdade de engenharia florestal da Universidade Federal do Mato Grosso/ Brasil. Para isto, utilizou-se da metodologia da análise preliminar de risco (APR) com objetivo principal de identificar e propor medidas para eliminar ou controlar os possíveis riscos existentes nesse ambiente de trabalho. De forma geral foram encontrados 76 riscos nas atividades desenvolvidas por um laboratório de celulose e papel, dos quais 50 são riscos químicos, 13 são físicos, cinco são ergonômicos, sete são como risco de acidente e um biológico.

Biografia do Autor

  • Elaine Cristina Lengowski, Universidade Federal do Mato Grosso

    Doutora em Engenharia Florestal, Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá-MT, UFMT)

  • Eraldo Antonio Bonfatti Junior, Universidade Federal do Paraná

    Doutor em Engenharia Florestal, Professor do Departamento de Tecnologia e Engenharia Florestal da Universidade Federal do Parara (Curitiba-PR, UFPR)

  • Daniel Ippolito Pelufo, Universidade Federal de Mato Grosso

    Engenheiro Químico, Mestre em Química Analítica Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá-MT, UFMT)

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Estudo e avaliação dos riscos em um laboratório de celulose e papel. (2023). E&S Engineering and Science, 12(3), 1-27. https://doi.org/10.18607/ES20231215606