Influência do traçado e malha nos custos de implantação de loteamentos horizontais urbanos: uma revisão sistemática

Autores

  • Ivan Julio Apolonio Callejas ivancallejas1973@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0001-7877-7029
  • Maria Laura Cavalari Faeda marialaurafaeda@gmail.com

DOI:

10.18607/ES20211013150

Resumo

Com o crescimento das cidades observado nas últimas décadas, a demanda pelos sistemas de infraestrutura básica também tem aumentado. Diante disso, surge o questionamento acerca de como a escolha do traçado e malha influência nos custos de implantação de loteamentos horizontais urbanos. O presente trabalho objetiva identificar a influência do traçado e malha nos custos de implantação de loteamentos horizontais urbanos através da utilização da estratégia de revisão sistemática. Por meio dessa técnica, procedeu-se a coleta e síntese de trabalhos relevantes sobre tema pesquisado com vistas a identificar quais os principais indicadores utilizados para diagnóstico de diferentes concepções urbanísticas (traçado e malha urbana) e sua influência/indução nos custos de infraestrutura das glebas urbanizadas. Observou-se que as pesquisas possuem pontos convergentes em relação à influência do traçado e malha viária nos custos de infraestrutura, com o indicador de porcentagem de malha viário sendo um dos principais fatores que influenciam a elevação dos custos, visto que os demais subsistemas de infraestrutura, em geral, guardam estreita relação com o traçado definido para as vias a serem pavimentadas. Foi possível concluir que a escolha do traçado viário é um importante fator que influencia os custos de infraestrutura.

##plugins.generic.paperbuzz.metrics##

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivan Julio Apolonio Callejas, Universidade Federal de Mato Grosso

Ivan Júlio Apolônio Callejas

Graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995). Mestre na Universidade Estadual de Campinas, área de concentração Estruturas (1998). Doutor pelo programa de pós graduação em Física Ambiental na área de conforto ambiental (2012). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso, atuando no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e no Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental (PPGEEA). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em desempenho termo energético de edificações, conforto ambiental urbano, climatologia, bioclimatologia e sensoriamento remoto urbano.

Maria Laura Cavalari Faeda

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Callejas, I. J. A., & Faeda, M. L. C. . (2021). Influência do traçado e malha nos custos de implantação de loteamentos horizontais urbanos: uma revisão sistemática. E&Amp;S Engineering and Science, 10(3), 61–75. https://doi.org/10.18607/ES20211013150

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>