Aprendizagem cooperativa e representações sociais na Educação Física: um estudo com alunos do Ensino Médio Técnico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29286/dvce0q38


Palabras clave:

Aprendizagem cooperativa, Educação Física, Valores sociais, Representações sociais

Resumen

A pesquisa investigou o impacto da aprendizagem cooperativa na Educação Física do Ensino Médio, focando na promoção de cooperação e união. Explorou-se as representações sociais dos alunos pela Teoria do Núcleo Central, analisando como a aprendizagem cooperativa e eventos esportivos influenciam comportamentos pró-sociais, promovendo responsabilidade, respeito e diversão. Utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras e análise de matrizes com o software IRaMuTeQ para identificar elementos centrais e periféricos nas representações sociais. Os resultados destacaram a importância de organização, responsabilidade, respeito, união e diversão nos eventos esportivos, ressaltando a influência positiva desses valores na formação de cidadãos engajados.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Carlos Alexandre Felicio BRITO, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

    .

  • Maria de Fátima SOUZA, ETEC Profº Dr. José Dagnoni

    .

  • Daniel Leite PORTELLA, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

    .

Referencias

ABRIC, J. C.; MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. de. Estudos interdisciplinares de representação social. Cultura e Qualidade, Goiânia, p. 35-57, 2000.

ANDRÉ, P. de M.; MACPHAIL, A.; GRAÇA, A.; BATISTA, P. Encouraging students to co-construct and co- and self-regulate their learning within a cooperative learning environment in physical education. Journal of Teaching in Physical Education, p. 1-10, 2022. DOI: 10.1123/jtpe.2022-0104.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Edições 70, 2015.

BRITO, C. A. F. Modelo de ecossistemas das representações e o campo de pesquisa educacional. Seven Editora, [S. l.], p. 1724–1741, 2023. Disponível em: http://sevenpublicacoes.com.br/index.php/editora/article/view/750. Acesso em: 24 jul. 2023.

BRITO, C. A. F.; SÁ, I. R. de. Pesquisa qualitativa e a análise de conteúdo automatizada: Iramuteq. In: PINTO, R. F. (org.). Grupo Pesquisas e Publicações: pesquisas interdisciplinares. Belém: Conhecimento e Ciência, 2022. Cap. 4, p. 49-59. Disponível em: https://www.eventoscec.com.br/_files/ugd/157c27_c9755f2cd72e49a48a556e509c0192f1.pdf.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Iramuteq: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013.

COBB, P.; CONFREY, J.; DISESSA, A.; LEHRER, R.; SCHAUBLE, L. Design experiments in education research. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 9-13, 2003.

RIMI, N. N. Building a cooperative teaching process in teaching physical education in high schools in Vietnam. International Journal of Physical Education, Sports and Health, 2022. DOI: 10.22271/kheljournal.2022.v9.i2a.2424.

GARCÍA-GONZÁLEZ, L.; SANTED, M.; ESCOLANO-PÉREZ, E.; FERNÁNDEZ-RÍO, J. High- versus low-structured cooperative learning in secondary physical education: impact on prosocial behaviours at different ages. European Physical Education Review, v. 29, n. 2, p. 199-214, 2023. DOI: 10.1177/1356336X221132767.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. As Representações Sociais, v. 17, n. 44, p. 1-21, 2001.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 11. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

MOURA, A.; MACPHAIL, A.; GRAÇA, A.; BATISTA, P. Encouraging students to co-construct and co- and self-regulate their learning within a cooperative learning environment in physical education. Journal of Teaching in Physical Education, v. 43, n. 1, p. 11-20, 2023. DOI: 10.1123/jtpe.2022-0104.

NURISHOV, D. Ativação da cooperação pedagógica entre escola e família na educação física. Sociedade e Inovação, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 170–176, 2022. DOI: 10.47689/2181-1415-vol3-iss4-pp170-176. Disponível em: https://inscience.uz/index.php/socinov/article/view/2237.

SÁ, C. P. de. Representações sociais: teoria e pesquisa do núcleo central. Temas em Psicologia, v. 4, n. 3, p. 19-33, 1996.

SOUZA, M. F. Conhecimentos e atitudes dos alunos de ensino médio após experimentar um evento esportivo nas aulas de educação física. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Mestrado Profissional de Educação, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, 2023.

Publicado

2025-08-04

Cómo citar

Aprendizagem cooperativa e representações sociais na Educação Física: um estudo com alunos do Ensino Médio Técnico. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 467–486, 2025. DOI: 10.29286/dvce0q38. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/18106. Acesso em: 5 dec. 2025.