Aprendizagem cooperativa e representações sociais na Educação Física: um estudo com alunos do Ensino Médio Técnico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29286/dvce0q38


Palavras-chave:

Aprendizagem cooperativa, Educação Física, Valores sociais, Representações sociais

Resumo

A pesquisa investigou o impacto da aprendizagem cooperativa na Educação Física do Ensino Médio, focando na promoção de cooperação e união. Explorou-se as representações sociais dos alunos pela Teoria do Núcleo Central, analisando como a aprendizagem cooperativa e eventos esportivos influenciam comportamentos pró-sociais, promovendo responsabilidade, respeito e diversão. Utilizou-se a Técnica de Associação Livre de Palavras e análise de matrizes com o software IRaMuTeQ para identificar elementos centrais e periféricos nas representações sociais. Os resultados destacaram a importância de organização, responsabilidade, respeito, união e diversão nos eventos esportivos, ressaltando a influência positiva desses valores na formação de cidadãos engajados.

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Biografia do Autor

  • Carlos Alexandre Felicio BRITO, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

    Possui graduação em Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Física de Santo Andre (1990), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000); Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É Professor Doutor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Exerce a função na USCS na graduação na áre da Educação Física (Disciplinas Específicas). Atua nos Strictu Sensu da USCS em dois programas: i) Mestrado e Doutorado Profissional em Educação; ii) Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde. Pós-Doutorado na UNIAN, no PPG em Ensino de Ciências e Saúde (2021). Pesquisa atualmente sobre formação de professores na educação formal (Educação Básica ao Ensino Superior) com foco nas temáticas: metodologias ativas e suas tecnologias a partir do paradigma projetivo (Design)

  • Maria de Fátima SOUZA, ETEC Profº Dr. José Dagnoni

    Mestre em Educação Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Professora do Ensino Médio e Ensino Médio Integrado ao Técnico na ETEC Prof Dr. José Dagnoni - Centro Paula Souza no Município de Santa Bárbara d'Oeste-SP e professora de Educação Física na ETEC Polivalente de Americana na cidade de Americana -SP.

  • Daniel Leite PORTELLA, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

    Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Programa de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) no qual ministra as disciplinas: 1) O pensamento crítico no ensino reflexivo em saúde; 2) Pesquisa quantitativa na área do ensino em saúde. Docente do curso de graduação em Educação Física da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Líder responsável pelo: 1) Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciências do Exercício Físico GEPECEF (2015 até hoje); 2) Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino Reflexivo em Saúde (GEPERS).Docente do programa de doutorado em Ciencias de la Actividad Física da Universidad Católica del Maule (UCM), Chile. Coordenador acadêmico do Serviço de Medicina do Exercício e do Esporte (SEMESP) do Hospital do Servidor Público Estadual de SP. (2020 até hoje).Colaborador do ambulatório multidisciplinar de medicina do adolescente do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2021 até hoje)Diretor executivo da CODEFIT Science and Sports consultoria e assessoria esportiva (2012 até hoje) assessorando atletas de diversas modalidades em diversos níveis desde atletas iniciantes a atletas olímpicos.Consultor científico na área de Fisiologia do Esporte e Treinamento Desportivo da Secretaria do Esporte e Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul (2011 - 2016).Vice-Presidente e assessor na área de Ciências do Esporte da equipe profissional de atletismo Orcampi (202 - 2015).Assessor na área de Ciências do Esporte da equipe profissional de futebol no Associação Desportiva São Caetano (2017-2018).Assessor na área de Ciências do Esporte da equipe de futebol profissional da Associação Portuguesa de Desportos (2013 - 2015). Presidente do Congresso Brasileiro de Ciências do Futebol (2008 - 2012).Cientista do Esporte da equipe de futebol profissional e coordenador científico das equipes de categorias de base S. C. Corinthians Paulista (2000-2010).

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Publicado

2025-08-04

Como Citar

Aprendizagem cooperativa e representações sociais na Educação Física: um estudo com alunos do Ensino Médio Técnico. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 34, n. jan/dez, p. 467–486, 2025. DOI: 10.29286/dvce0q38. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/18106. Acesso em: 5 dez. 2025.