Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe

Autores

  • Bruno SCHETTINI bruno.schettini@unina2.it
    Seconda Università degli Studi di Napoli, Itália.

DOI:

10.29286/rep.v18i37.476

Palavras-chave:

Palavras-chave, Ensino superior. Sociedade do conhecimento. Aprendizado por toda a vida.

Resumo

A declaração de Bolonha gira em torno da educação como bem público e marca o início do “Processo de Bolonha”. A sucessiva Conferência de Lisboa, porém, dita condições vinculadoras. A definição da União Europeia como economia baseada no conhecimento consiste em vincular as políticas europeias do conhecimento com a profissão. O cenário se mostra devastador para a escola e para a universidade porque segue as mesmas categorias da flexibilidade, da mobilidade e da desregulamentação que pertencem à economia liberal do mercado atual. Está em andamento uma reavaliação crítica do processo de Lisboa, retomando-se alguns temas próprios da Declaração de Bolonha.

Abstract
The Declaration of Bologna sees the
education as a public good and starts the
“Bologna Process”. The succeeding conference
in Lisbon, however, declares binding
conditions. The definition of European
Union as an economy based on the knowledge
binds European policies to policies of
labor. The situation is devastating for school
and university because it eventually follows
the same categories of flexibility, mobility
and deregulation that belong to the liberal
market. Process of critical reevaluation of the
Lisbon process is undergoing the resumption
of it and in agreement with some issues of
their Declaration of Bologna.

Keywords: Higher education. Knowledge
society. Lifelong learning

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno SCHETTINI, Seconda Università degli Studi di Napoli, Itália.

Professor extraordinário de Pedagogia geral e social na Seconda Università degli Studi di Napoli, Itália. Texto integral do relatório apresentado no Congresso “20 anos de Pós Graduação em Educação, avaliação e perspectivas”, com o título: O acordo de Bolonha: o ensino superior e a pós-graduação na Itália e CE (Brasil, Cuiabá 16-19 de novembro de 2008)

Referências

Cobalti, Antonio. Globalizzazione e istruzione. Bologna, Il Mulino, 2006, p. 95-148.

Downloads

Publicado

2012-09-18

Como Citar

SCHETTINI, B. Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 273–294, 2012. DOI: 10.29286/rep.v18i37.476. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/476. Acesso em: 2 maio. 2024.