Bolonha versus Lisboa: contradições e ambiguidades na Itália e na Europa. Bologna versus Lisbon: contradictions and ambiguities in Italy and Europe
DOI:

Palavras-chave:
Palavras-chave, Ensino superior. Sociedade do conhecimento. Aprendizado por toda a vida.Resumo
A declaração de Bolonha gira em torno da educação como bem público e marca o início do “Processo de Bolonha”. A sucessiva Conferência de Lisboa, porém, dita condições vinculadoras. A definição da União Europeia como economia baseada no conhecimento consiste em vincular as políticas europeias do conhecimento com a profissão. O cenário se mostra devastador para a escola e para a universidade porque segue as mesmas categorias da flexibilidade, da mobilidade e da desregulamentação que pertencem à economia liberal do mercado atual. Está em andamento uma reavaliação crítica do processo de Lisboa, retomando-se alguns temas próprios da Declaração de Bolonha.
Abstract
The Declaration of Bologna sees the
education as a public good and starts the
“Bologna Process”. The succeeding conference
in Lisbon, however, declares binding
conditions. The definition of European
Union as an economy based on the knowledge
binds European policies to policies of
labor. The situation is devastating for school
and university because it eventually follows
the same categories of flexibility, mobility
and deregulation that belong to the liberal
market. Process of critical reevaluation of the
Lisbon process is undergoing the resumption
of it and in agreement with some issues of
their Declaration of Bologna.
Keywords: Higher education. Knowledge
society. Lifelong learning
Downloads
Referências
Cobalti, Antonio. Globalizzazione e istruzione. Bologna, Il Mulino, 2006, p. 95-148.