DIÁLOGOS, TENSÕES E DESIGUALDADES NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO NAS ESCOLAS INDÍGENAS TREMEMBÉ

Autores

DOI:

10.29286/rep.v31ijan/dez.12751

Palavras-chave:

Ensino remoto, Desigualdades, Escolas indígenas, Resistência Tremembé

Resumo

O artigo discute as desigualdades no ensino remoto no contexto da COVID-19 a partir do caso das escolas indígenas Tremembé da zona rural do Ceará, que adotaram a estratégia de entrega de atividades impressas aos estudantes, considerando as limitações de acesso aos meios de conexão virtual dentro das aldeias. O estudo é resultado de pesquisa documental em Decretos, Pareceres e Diretrizes oficiais. Os relatórios de videoconferências analisados expressaram o tensionamento entre diretores indígenas e representantes do órgão estadual de educação, pois os Tremembé resistiam a essa estratégia porque temiam a proliferação do coronavírus durante a entrega das atividades aos estudantes.

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Biografia do Autor

Maria do Carmo Walbruni LIMA, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda em Políticas Públicas na Universidade Estadual do Ceará - UECE. Assistente Social do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE e professora da Rede Pública Estadual de Ensino do Ceará.

Antonio Germano MAGALHÃES JUNIOR, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

WALBRUNI LIMA, M. do C. .; MAGALHÃES JUNIOR, A. G. . DIÁLOGOS, TENSÕES E DESIGUALDADES NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO NAS ESCOLAS INDÍGENAS TREMEMBÉ. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 31, n. jan/dez, p. 1–24, 2022. DOI: 10.29286/rep.v31ijan/dez.12751. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/12751. Acesso em: 26 abr. 2024.