FOTOGRAFIA E ESTÉTICA PARA A PEDAGOGIA DA IMAGEM

Autores

DOI:

10.29286/rep.v30ijan/dez.11519

Palavras-chave:

Imagem Técnica, Fotografia, Imagem dialética, Pedagogia

Resumo

Neste ensaio abordamos o tema da pedagogia da imagem e intencionamos responder à seguinte questão: o que revela a fotografia para uma pedagogia da imagem? Ao examinarmos a imagem técnica e dialética amparados na filosofia de Vilém Flusser e Walter Benjamin temos como objetivo estabelecer uma relação entre imagem fotográfica, estética e pedagogia. Como resultado, argumentamos que, mesmo na incessante reprodução técnica, enxergamos caminhos para uma pedagogia da imagem a partir da fotografia quando esta tem o potencial de ecoar além da técnica e dos aparelhos fotográficos, possibilitando processos de criação e imaginação que superam a vida automatizada pelos aparelhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalia Ferreira SILVA, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Lavras -UFLA. Graduada no curso de Educação artística com habilitação em artes plásticas. Lavras/MG.

Carlos BETLINSKI, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Educação pela PUC/SP, professor de Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras- UFLA.

Referências

ALONSO, R. Fotografia: câmara clara ou caixa preta? Outra travessia, v. 1, n. 21, p. 177-194, 2016.

BENJAMIN, W. A pequena história da fotografia. In: Magia, arte e técnica: ensaios sobre a literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985. Obras Escolhidas, v.1.

BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia, arte e técnica: ensaios sobre a literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985. Obras Escolhidas, v.1.

FLUSSER, V. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.

LIMA, R. E. A arquitetura do texto Benjaminiano. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 2, p. 111-122, 1994.

TAUCHEN, J. I. O tema da “pós-história” no pensamento de Vilém Flusser. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em filosofia. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2015.

Publicado

2021-12-06

Como Citar

FERREIRA SILVA, T. .; BETLINSKI, C. . FOTOGRAFIA E ESTÉTICA PARA A PEDAGOGIA DA IMAGEM. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 30, n. jan/dez, p. 1–19, 2021. DOI: 10.29286/rep.v30ijan/dez.11519. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/11519. Acesso em: 24 abr. 2024.