Comparação do conhecimento nutricional de pacientes portadores de doenças crônicas não transmissíveis de acordo com aspectos sociais
Palavras-chave:
Nutrição, Conhecimento nutricional, Doenças crônicas não-transmissíveis, Questionário, Alimentação, Aspectos sociais.Resumo
É essencial a avaliação do padrão de consumo de alimentos por uma população para que as políticas públicas de diversas áreas possam ser direcionadas, dentre elas, a saúde. É consenso que os problemas decorrentes da inadequação do consumo alimentar são graves e devem receber a devida atenção. O presente estudo tem como objetivo analisar e correlacionar o conhecimento nutricional de pacientes portadores de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) com aspectos sociodemográficos. Foi uma pesquisa quantitativa do tipo transversal, onde foi aplicado um questionário de conhecimento nutricional desenvolvido por Harnacket al. (1997) e, posteriormente traduzida, adaptada e validada para o Brasil por Scagliusi et al. (2006). Foram investigados 109 indivíduos, sendo 20 pacientes oncológicos, 52 portadores de uma ou mais DCNT se 37 indivíduos que não apresentavam nenhuma dessas patologias. A maioria dos pacientes apresentou um moderado conhecimento nutricional (69,72%), sendo que a menor parte da amostra (6,42%) apresentou um alto conhecimento nutricional. Houve diferença estatisticamente significativa apenas para gênero (p=0,002) e faixa etária (p=0,01) quando correlacionado o número de acertos no questionário. Conclui-se que o nível de conhecimento nutricional não é preditor para associação com a incidência de doenças associadas ao estilo de vida saudável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).