Hiponatremia e atletas de endurance
Palavras-chave:
Hiponatremia, Hidratação, Sódio, Exercício FísicoResumo
A redistribuição da água total corporal efetuada por mudanças na água e no sódio totais do corpo é de interesse geral aos atletas, principalmente no que diz respeito à hiponatremia. Este estudo de revisão teve como objetivo investigar as causas e conseqüências da hiponatremia em atletas de endurance. Os sintomas da hiponatremia variam muito dependendo do nível de concentração de sódio no plasma. Existe muita especulação em torno das causas da hiponatremia. Alguns estudos descrevem que ela pode ser causada pelo seqüestro de água no intestino. Outros concluíram que as perdas de sódio pelo suor não influenciam na hiponatremia devido a baixa quantidade que se é perdida. No entanto, em atletas com altas concentrações de sódio no suor ou na urina, apresentam alteração da secreção de ADH (hormônio antidiurético) e retenção de água, estas perdas de sódio podem sim ter um papel secundário na hiponatremia. A hiperhidratação também pode ser uma das causas da hiponatremia. Os atletas podem se beneficiar dos índices de ingestão de líquidos que mais se aproximam das perdas pelo suor, sem aumentar o risco de desenvolver a hiponatremia, desde que o sódio também seja ingerido durante a prática do exercício. A suplementação de sódio não previne a ocorrência da hiponatremia. O tratamento da hiponatremia é um assunto que tem gerado muitas controvérsias. Para que possamos conhecer mais afundo a hiponatremia é necessário que mais estudos sejam feitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).