Influência no desempenho aeróbio de indivíduos que treinam em jejum matinal com a suplementação de maltodextrina pré exercício
Palavras-chave:
Exercício aeróbio, Jejum, Carboidrato, SuplementaçãoResumo
Nos últimos anos houve um aumento no número de praticantes de atividade física em academias. Muitos indivíduos têm o hábito omitir o café da manhã, correspondendo a um jejum, que pode levar a hipoglicemia e prejudicar o treinamento. A ingestão de carboidratos antes do exercício pode ser fundamental para a duração de atividades aeróbias. O glicogênio muscular é apenas uma pequena fração do total de armazenamento energético, mas a glicogenólise pode fornecer uma quantidade relativamente grande de energia aos músculos. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência no desempenho aeróbio de indivíduos que treinam em jejum matinal com a suplementação de maltodextrina pré exercício, considerando que poderiam estar reduzidas as reservas de glicogênio devido ao jejum noturno. Participaram do estudo, 15 indivíduos, sendo 9 (60%) homens e 6 (40%) mulheres. O desempenho aeróbio foi avaliado por meio do teste de Cooper adaptado, em dois momentos, um com a ingestão de placebo e outro de solução de maltodextrina, para posterior comparação da distância percorrida durante 12 minutos com e sem a solução. A maioria dos indivíduos (73,3%) percorreu distância maior com a ingestão da solução, sendo estas variações estatisticamente significantes (p<0,01). Os dados sugerem que a ingestão de maltodextrina fornece benefícios no desempenho aeróbio de indivíduos que não apresentam o hábito de realizar o café da manhã e treinam em jejum frequentemente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).