Possíveis contribuições de Erich Fromm aos estudos sobre o lazer

Autores

  • Renata Morais do Nascimento re-morais@hotmail.com
    UNIMEP
  • Nelson Carvalho Marcellino marcelin@supernet.com.br
    UNIMEP

Palavras-chave:

Lazer, Teoria, Filosofia

Resumo

Estee artigo foi realizado tendo como base a pesquisa bibliográfica. Procura destacar as possíveis contribuições de Erich Fromm aos estudos do lazer. Dá-se destaque à trilogia composta pelos livros Análise do homem, Medo à liberdade e Psicanálise da sociedade contemporânea, com maior destaque a este último. O critério de escolha baseia-se no fato de ser esta a única obra na qual encontramos possibilidade de explorar a questão do lazer e do tempo livre em Fromm. Concluímos que as considerações de Fromm podem contribuir para os estudos sobre as atividades praticadas no tempo livre do trabalho, sobretudo no que diz respeito aos meios de comunicação e aos produtos culturais fabricados tendo em vista o mercado.

 

Biografia do Autor

Renata Morais do Nascimento, UNIMEP

Licenciada em HistóriaBolsista de Iniciação científica-PIBIC, CNPQ

Nelson Carvalho Marcellino, UNIMEP

Livre docente em estudos do lazer-educação física, pela UNICAMp, professor aposentado da UNICAMP, atualmente desenvolve suas atividades no Programa de Mestrado em Educação e de doutorado em Educação, da UNIMEP-Universidade Metodista de Piracicaba-SP. É líder do Grupo de Pesquisa em Lazer-GPL, e membro do ORICOLÉ-UFMG. Líder do Núcleo da Rede CEDES, do Ministério do Esporte, na UNIMEP. Pesquisador bolsista de produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2012-09-26

Como Citar

Nascimento, R. M. do, & Marcellino, N. C. (2012). Possíveis contribuições de Erich Fromm aos estudos sobre o lazer. Corpoconsciência, 15(2), 51–57. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3537