A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás

Autores

  • Fernando Mascarenhas fernando.mascarenhas@email.com
    Unicamp
  • Regiane Ávila regiane.avila@email.com
    UFG

Palavras-chave:

Formação de Professores, Currículo, Educação Física, Educação

Resumo

Este estudo aborda a temática da formação profissional em Educação Física. Trata-se de uma investigação acerca da relação-tensão entre os “saberes cotidianos” e os “saberes curriculares” no processo de formação inicial. Busca, a partir do estudo de caso, identificar e analisar as “experiências sócio-corporais” e as “crenças” que orientam a hierarquização e seleção de saberes operada pelos estudantes da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, mapeando uma dada ordem de limites e possibilidades colocados para a qualificação do trabalho pedagógico organizado nesta instituição formadora.

Biografia do Autor

Fernando Mascarenhas, Unicamp

Doutor em Educação Física pela Unicamp. Professor da Faculdade de Educação Física da UFG. Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação Física da UnB. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Esporte, Lazer e Comunicação – GEPELC-UFG

Regiane Ávila, UFG

Licenciada em Educação Física e aluna do curso de Especialização da Faculdade de Educação Física da UFG. Professora da Rede Estadual de Ensino de Goiás.

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Publicado

2010-05-10

Como Citar

Mascarenhas, F., & Ávila, R. (2010). A problemática dos saberes cotidianos e curriculares na formação inicial em educação Física: O caso da universidade federal de Goiás. Corpoconsciência, 11(1), 6–17. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3470