PRECISAMOS FALAR SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE
UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NESSE DEBATE
DOI:
10.51283/rc.28.e17939Palavras-chave:
Gênero, Sexualidade, Educação Física Escolar, Estudo de CasoResumo
A presente pesquisa, que se caracteriza como um estudo de caso de abordagem qualitativa e com metodologia mista, tem como objetivo investigar como as questões de gênero e sexualidade se manifestam e são tratadas (ou não) nas aulas do componente curricular Educação Física em turmas do 9º ano de uma escola municipal de Estância-SE. Para tal, foram realizadas observações das aulas, entrevista com o professor de Educação Física responsável pelas turmas participantes da pesquisa e aplicação de questionário com os(as) alunos(as). Os resultados apontam que, apesar de, no campo dos discursos, os rótulos e estereótipos de gênero e sexualidade associados às práticas corporais estejam sendo desconstruídos ou pouco reproduzidos, nas práticas cotidianas eles ainda se fazem presentes. Tal constatação demonstra a necessidade de uma constante intervenção pedagógica e debates sobre essas temáticas na Educação Física escolar. No entanto, o que ainda predomina é o silenciamento e o “faz de conta que não vi” frente a situações que tensionem tais categorias.
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