PRECISAMOS FALAR SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE

UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NESSE DEBATE

Autores

  • Cristiano Mezzaroba cristiano_mezzaroba@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Sergipe
  • Beatriz Barreto e Silva beatrizbarreto08@gmail.com
    Universidade Federal de Sergipe

DOI:

10.51283/rc.28.e17939

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Educação Física Escolar, Estudo de Caso

Resumo

A presente pesquisa, que se caracteriza como um estudo de caso de abordagem qualitativa e com metodologia mista, tem como objetivo investigar como as questões de gênero e sexualidade se manifestam e são tratadas (ou não) nas aulas do componente curricular Educação Física em turmas do 9º ano de uma escola municipal de Estância-SE. Para tal, foram realizadas observações das aulas, entrevista com o professor de Educação Física responsável pelas turmas participantes da pesquisa e aplicação de questionário com os(as) alunos(as). Os resultados apontam que, apesar de, no campo dos discursos, os rótulos e estereótipos de gênero e sexualidade associados às práticas corporais estejam sendo desconstruídos ou pouco reproduzidos, nas práticas cotidianas eles ainda se fazem presentes. Tal constatação demonstra a necessidade de uma constante intervenção pedagógica e debates sobre essas temáticas na Educação Física escolar. No entanto, o que ainda predomina é o silenciamento e o “faz de conta que não vi” frente a situações que tensionem tais categorias.

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Publicado

2024-08-02

Como Citar

Mezzaroba, C., & Silva , B. B. e. (2024). PRECISAMOS FALAR SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NESSE DEBATE. Corpoconsciência, 28, e17939. https://doi.org/10.51283/rc.28.e17939

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E DIVERSIDADE