“EU ACHEI A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA MAIS PROVEITOSA, PORQUE DA OUTRA VEZ EU NÃO PARTICIPEI”

RELAÇÕES DE GÊNERO NO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NO CEARÁ

Autores

  • Luis Fernando Muniz Gomes luis_lf@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Ceará
  • Emanuel Wescley dos Santos wescleysete@gmail.com
    Universidade Federal do Ceará
  • Andréa Lima Girão andrealimagirao@gmail.com
    Universidade Federal do Ceará
  • Tina Daniela Kayser tiff_kayser@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luciano Nascimento Corsino lucianocorsino@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

10.51283/rc.28.e17245

Palavras-chave:

Planejamento Participativo, Justiça Social, Democracia, Relações de Gênero, Educação Física Escolar

Resumo

Dentre as problemáticas que emergem no cotidiano da educação física escolar, as hierarquizações de gênero são cada vez mais citadas. Ao considerar os estudos de gênero de orientação pós-estruturalista e o campo da educação física escolar, o objetivo desta pesquisa é compreender o Planejamento Participativo (PP) como possiblidade de problematização das questões de gênero na educação física à luz de duas pesquisas realizadas no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Por meio dos registros realizados pelos pesquisadores durante duas pesquisas, investigamos a forma como as relações de gênero emergem durante o planejamento participativo desenvolvido em duas escolas públicas no estado do Ceará. Os dados indicam que o PP pode ser um instrumento potente para dar voz aos(às) estudantes devido ao diálogo constante durante as atividades desenvolvidas, proporciona maior participação das meninas e reflexão crítica sobre gênero nas manifestações da cultura corporal de movimento.

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Publicado

2024-04-11

Como Citar

Gomes, . L. F. M. ., Santos, E. W. dos ., Girão , A. L. ., Kayser, T. D. ., & Corsino, L. N. (2024). “EU ACHEI A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA MAIS PROVEITOSA, PORQUE DA OUTRA VEZ EU NÃO PARTICIPEI”: RELAÇÕES DE GÊNERO NO PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS NO CEARÁ. Corpoconsciência, 28, e17245. https://doi.org/10.51283/rc.28.e17245

Edição

Seção

Seção Temática - MULHERES E ESPORTES