DECOLONIALIDADE E ESPORTE

MULHERES NEGRAS NA LINHA DE CHEGADA!

Autores

  • Paula Viviane Chiés paula.chies@ueg.br
    Universidade Estadual de Goiás

DOI:

10.51283/rc.28.e17217

Palavras-chave:

Decolonialidade, Esporte, Mulheres Negras

Resumo

O objetivo da pesquisa foi discutir a importância do conhecimento histórico crítico-reflexivo da participação de mulheres negras no Esporte como alternativa de decolonialidade dos saberes nas aulas de Educação Física Escolar. Com aporte teórico-metodológico qualitativo, o estudo desenvolveu uma análise documental no campo da História Cultural, tendo abrangido um levantamento digital de dados acerca da participação de mulheres negras no Esporte brasileiro, a partir de publicações no periódico carioca Sport Ilustrado (1920 a 1956). Os resultados evidenciaram que as mulheres negras enfrentaram diversas interdições e arbitrariedades camufladas pelo discurso retórico da democracia racial, por isso, a presença dessas atletas em provas e tendo suas classificações expostas pela mídia, não significa que tenham tido em suas trajetórias esportivas, espaço e valorização equânimes com outras mulheres e/ou homens brancos, em diferentes classes sociais.

Referências

ADJEPONG, Anima. Voetsek! Get [ting] lost: African sportswomen in ‘the sporting black diaspora’. International review for the sociology of sport, v. 55, n. 7, p. 868-883, 2020.

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

A MULHER nos sports. Sport Illustrado, Rio de Janeiro, n. 78, 1939.

BAILEY, Moya. Misogynoir in medical media: on Caster Semenya and R. Kelly. Catalyst: feminism, theory, technoscience, v. 2, n. 2, p. 1-31, 2016.

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.

BONZAGNI, Emily. Politics of exclusion: an analysis of the intersections of marginalized identities and the olympic industry. New York, USA: Syracuse University, 2017.

BURKE, Peter. O que é história cultural? Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.

COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021.

ARAÚJO, Samuel Nascimento de; ROCHA, Leandro Oliveira; BOSSLE, Fabiano. Sobre a monocultura esportiva no ensino da educação física na escola. Pensar a prática, v. 21, n. 4, p. 824-835, 2018.

SÁ, André Luiz das Graças de. Decolonizando a cultura corporal: algumas reflexões e proposições. Motrivivência, v. 34, n. 65, p. 1-16, 2022.

FARIAS, Cláudia Maria de. Projeção e emancipação das mulheres brasileiras no esporte, 1932- 1968. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA ANPUH-RIO, 13. Anais... Rio de Janeiro: Anpuh, 2008.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. São Paulo: UBU, 2020.

FERREIRA JUNIOR, Neilton. “Eu fiquei na história. Eu também competi. Não é que me deixaram”: aspectos da inserção da mulher negra no esporte olímpico. In: RUBIO, Katia. Mulheres e esporte no Brasil: muitos papéis, uma única luta. São Paulo: Laços, 2021.

DUNNING, Eric; MAGUIRE, Joseph. As relações entre os sexos no esporte. Estudos feministas, v. 5, n. 2, p. 321-348, 1997.

GOELLNER, Silvana Vilodre; JAEGER, Angelita Alice; FIGUEIRA, Márcia Luiza Machado. Invisibilidade não significa ausência: imagens de mulheres em obras referenciais do skate e do fisiculturismo no Brasil. Ex aequo, n. 24, p. 135-148, 2011.

GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi; KLAUS, Viviane; PEREIRA, Ana Paula Marques. Pesquisa documental histórica e pesquisa bibliográfica: focos de estudo e percursos metodológicos. Pro-Posições, v. 33, p. 1-21, 2022.

QUIJANO, Aníbal. "Colonialidad y modernidad-racionalidad". In: BONILLO, Heraclio (Comp.). Los conquistados. Bogotá: Tercer Mundo Ediciones; FLACSO, 1992.

LOIZOS, Peter. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. São Paulo: Vozes, 2007.

MAIS PRÓXIMOS da vitória os atletas brasileiros. Sport Ilustrado, Rio de Janeiro, n. 471,1947.

MIGNOLO, Walter. Desafios decolonais hoje. Revista epistemologias do sul, v. 1, n. 1, p. 12-32, 2017.

NASCIMENTO, Beatriz. Uma história feita por mãos negras. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em revista, v. 26, n. 1, p. 15-40, 2010.

PEREIRA, Marcela Caroline; RAIHER, Augusta Pelinski. A prática esportiva feminina no Brasil: ênfase na condição de pobreza. Acta scientiarum. Human and social sciences, v. 42, n. 2, p. 1-12, 2020.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Pólen, 2019.

SCOTT, Joan W. e colaboradores. A invisibilidade da experiência. Projeto história: revista do programa de estudos pós-graduados de história, v. 16, p. 297-325, 1998.

SCOTT, Joan W. O enigma da igualdade. Revista estudos feministas, v. 13, n. 1, p. 11-30, 2005.

TABUCHI, Mariana Garcia; ROSSI, Amélia do Carmo Sampaio. Construindo uma epistemologia feminista decolonial. Revista estudos feministas, v. 31, p. 1-15, 2023.

VENCERAM em toda linha os atletas brasileiros. Sport Ilustrado, n. 838, p. 9, 1954.

WALSH, Catherine; DE OLIVEIRA, Luiz Fernandes; CANDAU, Vera Maria. Colonialidade e pedagogia decolonial: para pensar uma educação outra. Education policy analysis archives, v. 26, n. 83, p. 1-16, 2018.

WOLFF, Cristina Scheibe; POSSAS, Lidia M. Vianna. Escrevendo a história no feminino. Revista estudos feministas, v. 13, n. 3, p. 585-589, 2005.

Downloads

Publicado

2024-04-11

Como Citar

Chiés, P. V. (2024). DECOLONIALIDADE E ESPORTE: MULHERES NEGRAS NA LINHA DE CHEGADA!. Corpoconsciência, 28, e17217. https://doi.org/10.51283/rc.28.e17217

Edição

Seção

Seção Temática - MULHERES E ESPORTES