A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DO FUTEBOL SOCIETY
ANÁLISE E REFLEXÕES
DOI:

Palavras-chave:
Futebol Society, Ciências do Esporte, Educação Física, Lazer, RevisãoResumo
O presente estudo objetivou identificar e analisar a produção acadêmico-científica acerca Futebol Society. Para tal, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica considerando publicações realizadas entre o período de 2015 e 2024, identificadas por meio do portal de Periódicos Capes, utilizando os termos “Futebol Society”, “Futebol 7” e “Futebol Sete” para identificação. A pesquisa resultou em 14 artigos condizentes com os critérios de inclusão, os quais foram publicados a partir de 2017 e abordaram diferentes temáticas atreladas ao Futebol Society, sendo as mais abordadas, “Treinamento Desportivo” (5) e “Gênero” (3). Assim, consideramos que apesar de não se limitar a aspectos técnico-táticos, as pesquisas voltadas ao Futebol Society são escassas, sendo necessário maiores investimentos acadêmico-científicos a fim de compreendê-lo sob diferentes perspectivas e em contextos diversos, incluindo sua possibilidade enquanto meio para o processo de ensino, vivência e aprendizagem de práticas similares.
Referências
BARREIRA, Júlia et al. Produção acadêmica em futebol e futsal feminino: estado da arte dos artigos científicos nacionais na área da Educação Física. Movimento, v. 24, n. 2, p. 607-618, 2018.
BATISTA, Bruna Nunes et al. Demanda física de jogos oficiais de futebol 7. Revista brasileira de prescrição e fisiologia do exercício, v. 13, n. 83, p. 376-382, 2019.
BAYER, Claude. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa, Portugal: Dinalivro, 1994.
BETTEGA, Otávio Baggiotto et al. Do papel do treinador ao ambiente competitivo no futebol infantil: o que está em jogo? Movimento, v. 27, p. 1-18, 2021.
BINATTI NETO, Reinaldo et al. Intensidade de esforço realizado durante partidas amistosas de Futebol 7. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 31, n. 4, p. 767-775, 2017.
BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e as contribuições para o campo do lazer: análise das publicações em periódicos brasileiros de 2016 a 2021. Licere, v. 25, n. 3, p. 241-270, 2022.
BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho; RODRIGUES, Gilson Santos; PAES, Roberto Rodrigues. Referências e referenciais para o ensino do basquete 3x3 da educação física escolar. Movimento, v. 28, p. 1-24, 2022.
BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho et al. O basquete de rua nos espaços de lazer da região metropolitana de Campinas. Licere, v. 21, n. 4, p. 144-165, 2018.
BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho; PAES, Roberto Rodrigues; RIBEIRO, Olívia Cristina Ferreira. Skateboarding enquanto lazer: conceptualização e possibilidades para além do Esporte. Revista da ALESDE, v. 15, n. 2, p. 132-160, 2023.
BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho; PAES, Roberto Rodrigues. Skateboarding: saberes, reflexões e conceitos. In: BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho (Org.). Educação física e ciências do esporte para além do “quarteto fantástico” 2023a. Santa Maria, RS: Arco Editores, 2023a.
BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho; PAES, Roberto Rodrigues. Skateboarding: fundamentos e reflexões iniciais acerca do processo de ensino, vivência e aprendizagem. BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho (Org.). Educação física e ciências do esporte para além do “quarteto fantástico” 2023a. Santa Maria, RS: Arco Editores, 2023b.
BISHOP, David. An applied research model for the sport sciences. Sports medicine, v. 38, n. 3, p. 253-263, 2008.
BRUM, Maria da Silva et al. Mulher, negra e nordestina: Dilma Mendes, a melhor treinadora do mundo de futebol 7 é nossa! Fulia, v. 8, n. 3, p. 31-58, 2023.
CAMARGO, Wagner Xavier de. Gêneros em disputa: a LiGay Nacional de Futebol Society e o espaço de acontecimento. Revista estudos feministas, v. 29, n. 2, p. 1-13, 2021.
CANEDO JUNIOR, Luiz; CAPRARO, André Mendes. A produção científica sobre futsal: o perfil de teses e dissertações no Brasil (2012-2020). Motrivivência, v. 34, n. 65, p. 1-21, 2022.
CAVALI, Ariane et al. Avaliação do consumo alimentar pré-treino de jogadores de futebol society. Revista brasileira de futsal e futebol, v. 10, n. 36, p. 3-10, 2018.
CRUZ, Whyllerton Mayron da et al. A pesquisa sobre o futebol no Brasil: Análise dos grupos de pesquisa e da produção científica recente. Movimento, v. 28, p. 1-28, 2022.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL 7. Regras oficiais 2024. Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: <https://cbf7.com.br/Documentos/Livro%20de%20Regras%20FUT7.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2024.
CORTEZ, Caio Martins; SILVA, Luis Felipe Nogueira; SCAGLIA, Alcides José. Iniciação esportiva: perspectiva de alunos, pais e professores quanto às escolinhas de futebol. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 35, n. 4, p. 231-238, 2021.
DUARTE, Guilherme Marinho Alves. Tomada de decisão no futebol sete: uma análise sobre o último passe e a finalização. Revista brasileira de futsal e futebol, v. 11, n. 42, p. 52-60, 2019.
FEDÉRATION INTERNATIONALE DE FOOTBALL 7. Mexico won the Football 7 World Championship 2023. Cidade do México, 2023. Disponível em: <https://www.fif7official.com/noticia/757/mexico-won-the-football-7-world-championship-2023>. Acesso em: 31 jan. 2024.
FERREIRA, Fabio André da Silva. A transição do Futebol de 7 para o Futebol de 11 de acordo com princípios de jogo comuns: estudo de comparativo com equipas de infantis e iniciados. 2013. 108f. Dissertação (Mestrado em Treino de Alto Rendimento Esportivo). Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2013.
FERREIRA, Heidi Jancer et al. Mídia e esporte: representações sobre treinadores em um jornal impresso. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 40, n. 4, p. 397-403, 2018.
FERREIRA, Luciana et al. Alterações no perfil do estado de humor e cortisol salivar em senhores de meia idade praticantes de futebol sete. Retos, v. 43, p. 1049-1055, 2022.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, 2002.
FERREIRA, Sérgio Costa et al. Ansiedade pré-competitiva em jogadores de futebol society. Revista brasileira de prescrição e fisiologia do exercício, v. 15, n. 95, p. 38-41, 2021.
GUEDES, Uebister Igor dos Santos et al. Ensino e aprendizagem futebol society para crianças em iniciação 4 e 7 anos. Centro de pesquisas avançadas em qualidade de vida, v. 14, n. 1, p. 1-11, 2022.
HULTEEN, Ryan M. et al. Global participation in sport and leisure-time physical activities: a systematic review and meta-analysis. Preventive medicine, v. 95, p. 14-25, 2017.
JESUS, Diego Santos Vieira de. “Futebol é coisa para mano, mana e mona”? A LiGay Nacional de futebol society do Brasil. Periódicus, v. 1, n. 10, p. 327-342, 2019.
KIRKENDALL, Donald T. Evolution of soccer as a research topic. Progress in cardiovascular diseases, v. 63, p. 723-729, 2020.
LIMA, Guilherme Martins et al. Comparação do perfil antropométrico de jogadores profissionais e amadores do futebol 7. Centro de pesquisas avançadas em qualidade de vida, v. 14, n. 3, p. 1-8, 2022.
MORAES, Ivan Furegato; BASTOS, Flávia da Cunha; CARVALHO, Maria José. Formação de jogadores de futebol: processo histórico e bases para a evolução no Brasil. Podium, v. 5, n. 2, p. 148-163, 2016.
MOREIRA, Victor Sanchez. A profissionalização do futebol society: um estudo exploratório. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE O FUTEBOL: EXPRESSÕES, MEMÓRIAS, RESISTÊNCIAS E RIVALIDADES, 2, 2014, São Paulo. Anais... São Paulo: Museu do Futebol, 2014, p. 1-10. Disponível em: http://www.simposiofutebol.museudofutebol.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=431 Acesso em: 02 fev. 2024.
OLIVEIRA, Daniel Vicentini de et al. Relações entre motivação e autoestima de praticantes de futebol society. Revista brasileira de futsal e futebol, v. 11, n. 46, p. 662-668, 2019.
PACHECO, Rui. O ensino do futebol: futebol 7, um jogo de iniciação ao futebol de 11. Porto, Portugal: Grafiasa, 2001.
PAGE, Matthew. J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. International journal of surgery, v. 88, p. 1-9, 2021
PEREIRA, César Antonio. A mídia na ciência da informação. Transinformação, v. 30, n. 2, p. 141-152, 2018.
SANDOVAL, Gabriel Orenga et al. Autonomia no ensino do futebol sob a perspectiva de treinadores e treinadoras. Corpoconsciência, v. 26, n. 2, p. 134-148, 2022.
SANTOS, Bruno Coelho do Souza dos; ROSA, Luís Fernando de; GUIMARÃES, Vitor Flenik. Análise da agilidade e força em atletas de futebol sete society. Revista brasileira de prescrição e fisiologia do exercício, v. 14, n. 92, p. 657-664, 2020.
SILVEIRA, João Francisco de Castro et al. Perfil do estilo de vida de atletas amadores de futebol 7 de um clube social de Santa Cruz do Sul-RS. Revista brasileira de futsal e futebol, v. 10, n. 40, p. 596-603, 2018.
TEODORESCU, Leon. Problemas de teoria e metodologia dos jogos desportivos. 2. ed. Lisboa, Portugal: Livros Horizonte, 2003.
VALENTIN Renato Beschizza; COELHO, Marilia. Sobre as escolinhas de futebol: processo civilizador e práticas pedagógicas. Motriz, v. 11, n. 3, p. 185-197, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Corpoconsciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).