TEMPO DE TELA E ATIVIDADE FÍSICA NA ADOLESCÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:

Palavras-chave:
Adolescentes, Tempo de Tela, Atividade FísicaResumo
A pandemia da COVID-19 promoveu mudanças no estilo de vida de adolescentes devido ao distanciamento e isolamento sociais, maior tempo em comportamento sedentário, alterações na saúde mental, dificultando a prática de atividade física e seu fator protetivo. Com isso, o presente estudo objetivou avaliar a relação do tempo de tela e do exercício físico neste período e os efeitos desses comportamentos (sedentário e ativo) na saúde dos adolescentes. Foi realizada uma revisão de literatura sob as recomendações do PRISMA nas bases de dados PudMed e LILACS, com 21 estudos incluídos. Verificou-se que o período da pandemia de Covid-19 impactou, de maneira significativa, negativamente, na saúde mental dos adolescentes e que o tempo de tela possui relação diretamente proporcional com a piora desse quadro, inversamente influenciado pela atividade física. Esta, quando mais praticada, promoveu a melhora da saúde mental e bem-estar quando associada com a diminuição no tempo de tela.
Referências
ALVES, Jasmin M. et al. BMI status and associations between affect, physical activity and anxiety among U.S. children during COVID-19. Pediatric Obesity., v. 16, n. 9, p. 1-10, 2021.
ANNAM, Swetha et al. The impact of COVID-19 on the behaviors and attitudes of children and adolescents: a cross-sectional study. Cureus, v. 14, n. 9, p. 1-8, 2022.
ARBOUR-NICITOPOULOS, Kelly P. et al. Movement behaviours and health of children and youth with disabilities: Impact of the 2020 COVID-19 pandemic. Paediatrics and child health, v. 27, n. April, p. S66–S71, 2022.
AWAIS, Muhammad Azam et al. Factors contributing to distress among school and college-going adolescents during COVID-19 Lockdown: A cross-sectional study conducted in Sibi Balochistan, Pakistan. Journal of education health promotion, v. 10, p. 1-7, 2021.
BRITO, Lilian Messias Sampaio et al. Indoor physical activities, eating and sleeping habits among school adolescents during COVID-19 pandemic. Revista brasileira de atividade física & saúde, v. 25, p. 1–6, 2020.
DUNCAN, Markus Joseph et al. The association of physical activity, sleep, and screen time with mental health in canadian adolescents during the COVID-19 pandemic: a longitudinal isotemporal substitution analysis. Mental health and physical activity, p. 1-12, 2022.
GILBERT, Amanda S.; JABBARI, J.; HERNÁNDEZ, R. How do perceived changes in child and adolescent activities relate to perceptions of health during COVID-19? Exploring heterogeneity during the pandemic. International journal of environmental research and public health, v. 19, n. 18, p. 13–19, 2022.
GUO, Yang-Feng et al. Physical activity, screen exposure and sleep among students during the pandemic of COVID-19. Scientific reports, v. 11, n. 1, p. 1-11, 2021.
HIGGINS, Julian et al. (Orgs.). Cochrane handbook for systematic reviews of interventions. London, England: Cochrane Training, 2019.
IANNOTTI, Ronald J., WANG, Jing. Trends in physical activity, sedentary behavior, diet, and BMI among US adolescents, 2001–2009. Pediatrics, v. 132, n. 4, p. 606-614, 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional de saúde 2019: percepção do estado de saúde, estilos de vida, doenças crônicas e saúde bucal: Brasil e grandes regiões. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.
INSTITUTO DIMICUIDA. Brincadeiras perigosas: conhecer, compreender, prevenir. 2014. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2019.
JESTER, Noemi; KANG, Premjeet. COVID-19 pandemic: Is teenagers’ health in crisis? An investigation into the effects of COVID-19 on self-reported mental and physical health of teenagers in secondary education. Public health in practice, v. 2, p. 1-15, 2021.
KISS Orsolya et al. The pandemic's toll on young adolescents: prevention and intervention targets to preserve their mental health. The journal of adolescent health, v. 70, n. 3, p. 387-395, 2021.
LAURENTINO, Moisés de Freitas et al. Impact of COVID-19 on physical and mental functioning in adolescents with disabilities in a sports nongovernmental organization. Revista paulista de pediatria, v. 41, p. 1-10, 2022.
MARCIANO Laura et al. Screen time and adolescents' mental health before and after the COVID-19 lockdown in Switzerland: a natural experiment. Frontiers in psychiatry, p. 1-14, 2022.
MARCKHOFF Matthias et al. COVID-19: Effects of pandemic related restrictions on physical activity, screen time, and mental well-being in German adolescents. Zeitschrift fur kinder und jugendpsychiatrie psychotherapie, v. 50, n. 4, p. 313-326, 2022.
MUNASINGHE, Sithum et al. The impact of physical distancing policies during the COVID-19 pandemic on health and well-being among Australian adolescents. The journal of adolescent health, v. 67, n. 5, p. 653-661, 2020.
NYBERG, Gisela et al. COVID-19 and unfavorable changes in mental health unrelated to changes in physical activity, sedentary time, and health behaviors among Swedish adolescents: a longitudinal study. Frontiers in public health, p. 1-13, 2023.
NELSON, Melissa C. et al. Longitudinal and secular trends in physical activity and sedentary behavior during adolescence. Pediatrics, v. 118, n. 6, p. 1627-1634, 2006.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Classificação internacional de doenças – CID 11. 2018. Disponível em: <https://www.who.int/classifications/icd/en/>. Acesso em: 16 set. 2019.
OWEN, Neville; BAUMAN, Adrian; BROWN, Wendy J. Too much sitting: a novel and important predictor of chronic disease risk? British journal of sports medicine, v. 43, n. 2, p. 81-83, 2009.
SCHNAIDERMAN, Diego et al. Psychological impact of COVID-19 lockdown in children and adolescents from San Carlos de Bariloche, Argentina: parents' perspective. Archivos argentinos de pediatria, v. 119, n. 3, p. 170-176, 2021.
TANDON, Pooja S. et al. Association of children’s physical activity and screen time with mental health during the COVID-19 pandemic. JAMA network open. v. 4, n. 10, p. 1-12, 2021.
TREMBLAY, Mark S. et al. Systematic review of sedentary behaviour and health indicators in school-aged children and youth. International journal of behavioral nutrition and physical activity, v. 8, n. 1, p. 1-22, 2011.
VILAR, Lucas Henrique de Souza; DAMACENO, Vinicius de Oliveira; COSTA, André dos Santos. Síndrome de burnout e atividade física em adolescentes no contexto da pandemia da Covid-19. Arquivos de ciências da saúde da UNIPAR, v. 26, n. 3, p. 1453-1466, 2022.
WUNSCH, Kathrin et al. The impact of COVID-19 on the interrelation of physical activity, screen time and health-related quality of life in children and adolescents in Germany: results of the motorik-modul study. Children, v. 8, n. 2, p. 1-14, 2021.
XIAO, Suhua; YAN, Zi; ZHAO, Li. Physical activity, screen time, and mood disturbance among chinese adolescents during COVID-19. Journal of psychosocial nursing and mental health services, v. 59, n. 4, p. 14–20, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Corpoconsciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).