FUTEBOL FEMININO, ESCOLA E CULTURA

POSSÍVEIS IMPACTOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DAS ATLETAS

Autores

  • Raphaela Pimenta Peres Ribeiro raphappr@hotmail.com
    Centro universitário Gama e Souza
  • Marconi Silva de Andrade coni.andrade@gmail.com
    Universidade Estácio de Sá
  • Gabriela Conceição de Souza gabriela.souza@ifrj.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Felipe da Silva Triani felipetriani@gmail.com
    Universidade Estácio de Sá

DOI:

10.51283/rc.27.e16582

Palavras-chave:

Futebol Feminino, Escola, Esporte

Resumo

O obstáculo à expansão do futebol feminino no Brasil foi principalmente o preconceito, usando justificativas biológicas, culturais e psicológicas. Nas aulas de Educação Física, o futebol era dominante para meninos, enquanto as meninas tinham atividades infantis, e o voleibol era preferido, perpetuando a desigualdade de gênero no esporte. Este estudo teve como objetivo conhecer as relações entre a prática do futebol feminino com a Educação Física escolar, analisando os impactos das aulas sobre a iniciação esportiva do futebol feminino. A metodologia utilizada foi a história oral para coletar experiências de vida visando preencher lacunas em documentação, evitando viés de quem normalmente registra os eventos. Concluiu-se que, a escola não foi o principal local de iniciação ao futebol feminino. Embora as aulas de Educação Física não ofereçam muitas oportunidades, percebemos que houve a influência na decisão em se tornarem atletas de futebol principalmente nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Ribeiro, R. P. P., Andrade, M. S. de, Souza, G. C. de, & Triani, F. da S. (2023). FUTEBOL FEMININO, ESCOLA E CULTURA: POSSÍVEIS IMPACTOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DAS ATLETAS. Corpoconsciência, 27, e16582. https://doi.org/10.51283/rc.27.e16582

Edição

Seção

Seção Temática - ENSINO, VIVÊNCIA E APRENDIZAGEM DO FUTEBOL/FUTSAL

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