EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA APÓS DOIS ANOS DE PANDEMIA

NARRATIVAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rogerio Zaim-de-Melo rogeriozmelo@gmail.com
    Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Carlo Henrique Golin carlo.golin@ufms.br
    Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Deyvid Tenner de Souza Rizzo deyvidrizzo1@gmail.com
    Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

10.51283/rc.v26i1.13404

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Covid-19, Ensino Remoto

Resumo

Em março de 2020 foi oficialmente declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a pandemia do SARS-CoV2, hoje popularmente denominado Covid-19. Diante desse cenário, esta investigação tem como objetivo analisar a prática docente de professores de Educação Física que atuaram durante a pandemia, objetiva ainda compreender como a experiência professoral foi ressignificada. A pesquisa é de natureza qualitativa do tipo estudo de caso, o instrumento de coleta de dados utilizado foi a construção de narrativas, tendo como tema gerador a ação pedagógica do professor durante a pandemia - erros e acertos. Participaram da pesquisa dois professores e uma professora de Educação Física que atuaram durante a pandemia de Covid-19. Considera-se que os desafios que surgiram durante a pandemia induziram às transformações na esfera educacional, por conseguinte, conclui-se que após dois anos de conjuntura pandêmica, as incitações tornaram os professores desse estudo melhores, mais atentos e dispostos a se adaptar durante as adversidades.

Referências

ANDRADE SILVA, Marcelo. Jogos eletrônicos e Educação física: uma opção para os anos iniciais do ensino fundamental. Motrivivência, v. 33, n. 64, p. 1-17, 2021.

BARBOSA, Kamila de Amorim; DAMASCENO, Aline Godoy; ANTUNES, Scheila Espindola. Educação física e pandemia: o que dizem alguns estudos sobre o ensino remoto de educação física na educação básica? Caderno de educação física e esporte, v. 20, e-27832, 2022.

BARBOSA, Rosimar Alencar Silva; SHITSUKA, Ricardo. Uso de tecnologias digitais no ensino remoto de alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: relato de experiência. E-Acadêmica, v. 1, n. 1, p. e12, 2020.

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes para escolas durante a pandemia. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/12-noticias/acoes-programas-e-projetos-637152388/89051-cne-aprova-diretrizes-para-escolas-durante-a-pandemia>. Acesso em: 26 jan., 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CP nº 05. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/85201-parecer-cp-2020#:~:text=Parecer%20CNE%2FCP%20n%C2%BA%205,da%20Pandemia%20da%20COVID%2D19>. Acesso em: 05 mar., 2022

CHEQUER, Victor. WhatsApp no Brasil: como o app se tornou a principal forma de comunicação digital? Disponível em: <https://www.take.net/blog/whatsapp/whatsapp-no-brasil/>. Acesso em 03 mar. 2022.

CINTRA, Sones Lei Aparecida Domingues; CORREIA, Léia Bernal Sanches; TENO, Neide Araújo Castilho. Pesquisa narrativa: uma metodologia para compreender experiências formativas. Brazilian journal of development, v. 6, n. 9, p. 66451–66463, 9 set. 2020.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia, MG: EDUFU, 2011.

CORRÊA, Ana Paula. Vivência docente no ensino remoto: da quadra para as telas digitais. Revista com censo, v. 8, n. 4, p. 88-93, nov., 2021.

DÖRR, Nicole; FELTES, Alessandra Fernandes. Importância do diálogo sobre corpo e mídia nas aulas de educação física: um mundo de ilusões. Revista com censo, v. 8, n. 3, p. 237-241, ago., 2021.

SILVA FILHO, Geraldo Pereira; FONTENELE, Gilceia Leite dos Santos. A educação física escolar no contexto do ensino remoto em uma escola do ensino fundamental I: desafios e possibilidades. Revista Com Censo, v. 8, n. 3, p. 232-236, ago. 2021.

FREITAS. Luiz Carlos de e colaboradores. Avaliação educacional: caminhando pela contramão, Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

GODOI, Marcos e colaboradores. O ensino remoto durante a pandemia de covid-19: desafios, aprendizagens e expectativas dos professores universitários de Educação Física. Research, society and development, v. 9, n.10, p. 1-19, 2020.

GODOI, Marcos e colaboradores. As práticas do ensino remoto emergencial de educação física em escolas públicas durante a pandemia de covid-19: reinvenção e desigualdade. Revista prática docente, v. 6, n. 1, p. e012, 2021.

GODOI, Marcos; KAWASHIMA, Larissa Beraldo; GOMES, Luciane de Almeida. “Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino da educação física durante a pandemia de COVID-19. Dialogia, n. 36, p. 86-101, set./ dez., 2020.

GODOI, Marcos; NOVELLI, Fabiula Isoton; KAWASHIMA, Larissa Beraldo. Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio. Saúde e sociedade, v. 30, n. 3, 2021.

HODGES, Charles e colaboradores. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause review. Disponível em: <https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning>. Acesso em: 25 jan., 2022.

LIMENA, Maria Margarida Cavalcanti; RODRIGUES, Maria Lúcia. Metodologias multidimensionais em ciências humanas. Brasília, DF: Liber Livro, 2006.

LEIFELD, Fabiana; ALMEIDA, Isabella Cristina de; LABIAK, Osni. Desafios e possibilidades nas aulas de educação física: as narrativas docentes em tempos de pandemia. Olhar de professor, v. 24, p. 1-8, abr., 2021.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1998.

MACEDO, Laiz Mara Meneses; NEVES, Luis Eduardo de Oliveira. Práticas de Educação Física na pandemia por Covid-19. Ensino em perspectivas, v. 2, n. 3, p. 1-5, jul., 2021.

MACHADO, Roseli Belmonte e colaboradores. Educação física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares. Movimento, v. 26, e26081, 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social qualitativa para compreensão da Covid-19. Enfermagem em foco, v. 11, n. 3, p. 4-5, 2020.

______. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 4. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: HUCITEC/ABRASCO, 2004.

MUYLAERT, Camila Junqueira e colaboradores. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Revista da escola de enfermagem da USP, v. 2, n. 48, p. 193-199, 2014.

OLIVEIRA, Ivan Bremm de; FRIZZO, Giovanni Felipe Ernest. Avaliação na educação física escolar: um estudo com docentes em diferentes períodos de experiência profissional. Kinesis, v. 36, n. 2, p. 64-72, 2018.

SANTOS, Any Gracyelle Brum dos e colaboradores. Diagnóstico das aulas de educação física no estado do Rio Grande do Sul durante a pandemia da Covid-19. EaD em foco, v. 11, n. 2, e1300, 2021.

SILVA, Angélica Caetano da; GERMANO, Vitor Abdias Cabót; MENEZES, Nathalia Gaspar Perestrello. Educação física e saúde ampliada: relato de experiência e possibilidades pedagógicas desenvolvidas durante a pandemia da COVID-19. Temas em educação física escolar, v. 6, n. 3, p. 1-10, 2021.

SILVA, Patrícia da Rosa e colaboradores. Educação física e suas possibilidades no ensino remoto: relato de uma escola privada. Caderno de educação física e esporte, v. 19, n. 3, p. 233-239, 2021.

SILVA, Antonio Jansen Fernandes da e colaboradores. A adesão dos alunos às atividades remotas durante a pandemia: realidades da educação física escolar. Corpoconsciência, v. 24, n. 2, p. 57-70, mai./ ago., 2020.

ZAIM-DE-MELO, Rogério.; RIZZO, Deyvid Tenner da Silva; RIBEIRO, Edinéia Aparecida Gomes. Prática pedagógica e docência: o olhar do professor de educação física no enfrentamento da Covid-19. Kinesis, v. 39, p. 1-17, 2021.

ZAIM-DE-MELO, Rogério e colaboradores. Pé/bola - mão/bola: o ensino do conteúdo esporte nas aulas de educação física escolar na fronteira Brasil-Paraguai. Coleção pesquisa em educação física, v. 20, n. 3, p. 99-106, 2021.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Como Citar

Zaim-de-Melo, R., Golin, C. H., & Rizzo, D. T. de S. (2022). EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA APÓS DOIS ANOS DE PANDEMIA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Corpoconsciência, 26(1), 118–133. https://doi.org/10.51283/rc.v26i1.13404

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO BRASIL: DESAFIOS PÓS-PANDÊMICOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)