MARADONA… E O MUNDO PENSOU O SUPER-HOMEM
DOI:
10.51283/rc.v25i2.12241Palavras-chave:
Maradona, Homem, Imanência, Transcendência, HeróiResumo
O ensaio faz o elogio a Diego Armando Maradona. Um atleta (futebolista) que encimou o humano nas suas mais diversas dimensões. Por um lado, a imanência na sua complexidade individual, psicológica, social e axiológica (o bem, o bom, o belo e o seus contrários); por outro, a transcendência da (na) imanência na medida em que eleva facetas e virtudes que o homem comum não consegue mas gostaria de atingir. Maradona acabou por projetar toda a dimensão mítica e lendária dos arquétipos dos heróis Gregos e Romanos, onde excelência e fragilidade (sua superação) convivem, numa (re) interpretação incessante.
Referências
CAMILO CUNHA, António. A velhice – “coisa” do interesse humano: um olhar a partir da educação. Goiânia, GO: Publicações Pontifícia Universidade de Goiânia, 2021 (no prelo).
ELIADE, Mircea. História das ideias e crenças religiosas. v. I, II, III. Porto, Portugal: Rés-Editora, s/d.
FRANCESCO. Maradona? Un poeta. Il doping annulla la dignità. [Entrevista concedida a] Pier Bergonzi. La Gazzetta dello Sport, Milão, 2 jan 2021. Disponível em: <https://www.gazzetta.it/Cronaca/02-01-2021/papa-francesco-intervista-esclusiva-gazzetta-enciclica-laica-sport-3902145725145.shtml>. Acesso em 02 jan., 2021.
HOMERO. Ilíada. 25. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015a. Disponível em: <https://docero.com.br/doc/n850xs>. Acesso em 02 abril 2021.
______. Odisseia. 25. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015b. Disponível em: <https://docero.com.br/doc/n850xs>. Acesso em 02 abril 2021.
LOURENÇO, Eduardo. Entrevista a Eduardo Lourenço [Entrevista concedida a] Fátima Campos Ferreira. RTP, Portugal, 25 abril 2016. Disponível em: <https://www.rtp.pt/play/p2445/entrevista-a-eduardo-lourenco> . Acesso em 02 dez 2020.
MONIZ, António. Dicionário de termos literários (EDTL) de Carlos Ceia. Lisboa, Portugal, 2009. Disponível em: <https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/heroi/>. Acesso em 19 abril 2021.
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre a verdade e a mentira no sentido extra-moral. São Paulo: Abril, 1983.
______. O nascimento da tragédia. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
______. Humano, demasiado humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2000a.
______. Crepúsculo dos ídolos (ou como filosofar com o martelo). São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2000b.
______. Para além do bem e do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 2001a.
______. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001b.
______. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
______. Vontade de potência. Rio de Janeiro: Ediouro, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).