EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

UM DEBATE NECESSÁRIO

Autores

  • Jaíne de Abreu Santos Ribeiro jaineeabreu12@gmail.com
    AGES
  • Davi Soares Santos Ribeiro profdavi@live.com
    AGES
  • Cleiton Antonio de Oliveira cleiton.oliveira@ages.edu.br
    AGES

DOI:

10.51283/rc.v25i1.11602

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Física, Professor de Educação Física

Resumo

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica pela qual as crianças iniciam o percurso na educação formal e passam a vivenciar novas aprendizagens que potencializam o seu desenvolvimento psicomotor e social, a exemplo da Educação Física. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo discutir a importância da Educação Física na Educação Infantil. Foi utilizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Os resultados apresentaram que apesar da Educação Física ser um componente curricular obrigatório na educação básica, observa-se a ausência na educação infantil. Nesse contexto, torna-se essencial o compromisso ético, político e social dos professores de Educação Física em exigir o cumprimento da LDB, a fim de não perder esse espaço tão importante para a formação cognitiva, social e mental das crianças.

Biografia do Autor

Jaíne de Abreu Santos Ribeiro, AGES

Licenciada em Educação Física

Davi Soares Santos Ribeiro, AGES

Mestre em Educação Física

Cleiton Antonio de Oliveira, AGES

Mestre em Ensino

Referências

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

Ribeiro, J. de A. S., Ribeiro, D. S. S., & Oliveira, C. A. de. (2021). EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DEBATE NECESSÁRIO. Corpoconsciência, 25(1), 64–73. https://doi.org/10.51283/rc.v25i1.11602