"Muita religião, seu moço!": entre santos, espíritos, pretos velhos, pombas-gira e nkises

Autores/as

DOI:

10.48074/aceno.v4i8.5162

Resumen

Este trabalho tem como fio condutor a trajetória de Pedrina de Lourdes Santos como capitã de congado, importante expressão da religiosidade afromineira. Além de capitã, Pedrina é kardecista, umbandista e frequenta o candomblé. Embora o contexto da pesquisa tenha sido o congado, o trabalho acabou sendo recortado por diversos espaços, tendo em vista a própria característica do sujeito da pesquisa, uma pessoa ecumênica, como ela se define. Os movimentos de Pedrina me levaram a percorrer diferentes sítios e trajetos numa complexa rede tramada entre confluências de práticas, processos e conexões. Isso me obrigou a sair da lógica de se pensar o religioso a partir de doutrinas, instituições e rituais e a focar na experiência de Pedrina. O congado na vida de Pedrina é lugar de encruzilhada, de interseção de suas vivências religiosas, não para fundir tudo numa unidade, mas para seguirem enquanto pluralidades, numa lógica que não anula as diferenças.

Biografía del autor/a

Dalva Maria Soares, UFMG

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016), possui graduação em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Foi professora substituta no departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa de 2008 a 2010, na Escola de Estudos Superiores de Viçosa - ESUV, de 2009 a 2010, na PUC Minas de 2004 a 2006 e na PUC Minas Virtual de 2004 a 2008.Tem experiência na área de Sociologia, Ciência Política, Antropologia e Metodologia do Trabalho Científico. Realizou Estágio doutoral sanduíche na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa de setembro de 2013 a maio de 2014. Atualmente está professora substituta na Faculdade de Educação da UFMG.

Citas

ANJOS, José Carlos Gomes dos. No território da linha cruzada: a cosmopolítica afro-brasileira. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Fundação Palmares, 2006.

BIRMAN, Patrícia. O que é Umbanda. São Paulo: Abril Cultural/Brasiliense, 1985.

CAPONE, Stefania. A Busca da África no Candomblé: tradição e poder no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Pallas, 2004

CAVALCANTI, Maria Laura V. de Castro. O mundo invisível: cosmologia, sistema ritual e noção de pessoa no espiritismo. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisa Sociais, 2008.

COUTO, Patrícia B. Festa do Rosário: iconografia e poética de um rito. Niterói, RJ: EdUFF, 2003.

DANTAS, Beatriz Góis.. Vovó nagô e papai branco: usos e abusos da África no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

______ . A Taeira de Sergipe. Petrópolis: Vozes, 1972.

FERRETI, Sérgio F. Repensando o sincretismo: estudo sobre a Casa das Minas. São Paulo: EdUSP; São Luis: FAPEMA, 1995.

FONSECA, Gonzaga L. História de Oliveira. BH: Ed. Bernardo Alves, 1961.

GIUMBELLI, EMERSON. Verbete Ecumenismo. In: SANSONE, Lívio; FURTADO, Claudio Alves. Dicionário crítico de Ciências Sociais dos países de fala oficial portuguesa. Salvador: EDUFBA, 2014

LEWGOY, Bernardo. Etnografia da leitura num grupo de estudos espíritas. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 10, n.22, p. 255-282, jul/dez. 2004.

LUCAS, Glaura. Os sons do Rosário: O Congado mineiro dos Arturos e Jatobá. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

MALUF, Sônia W. Além do templo e do texto: desafios e dilemas do estudo de religião no Brasil. Revista Antropologia em Primeira Mão, v. 124, UFSC, Florianópolis: UFSC, 2011.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Mazza Edições, 1997.

MARTINS, Saul. Congado: família de sete irmãos. Belo Horizonte: SESC, 1988.

MARCUS, George E. Ethnography in/of the World System: The Emergence of Multi-Sited Ethnography. Annual Review of Anthropology, Palo Alto, California, vol.24, 1995, p. 95-117.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. Os tambores estão frios: herança cultural e sincretismo religioso no ritual de candombe. Juiz de Fora: Funalba Edições; BH: Mazza Edições, 2008.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Introdução ao estudo do Congado. Belo Horizonte: PUC-MG, 1974.

POEL, Francisco van der. Dicionário da religiosidade popular: cultura e religião no Brasil. Curitiba: Nossa Cultura, 2013.

ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 1 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

SHAW, Rosalind; STEWART, Charles. Syncretism/Anti-Syncretism: the politcs of religious syncretism. London and New York: Routledge, 1994.

Publicado

2018-04-14