Sonia Guajajara na política brasileira: mulher indígena construindo um futuro ancestral

Autores/as

DOI:

10.48074/aceno.v11i25.16375

Resumen

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a trajetória pessoal e política de Sonia Guajajara, atual ministra dos povos indígenas, pertencente ao povo Guajajara/Tenetehára. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa através da netnografia nos instagrans @guajajarasonia e @minpovosindígenas. O artigo se fundamenta epistemologicamente em epistemologias contracoloniais e interseccionais. Concluímos que Sonia Guajajara representa a potência ancestral de mulheres indígenas na política brasileira e no ciberativismo, atuando para o fortalecimento da democracia em perspectiva cosmopolítica e interseccional.

Biografía del autor/a

Maylla Monnik Rodrigues de Sousa Chaveiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Maylla Monnik Rodrigues de Sousa Chaveiro
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Psicóloga Clínica e Supervisora. Atualmente é professora do Departo de Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

E-mail: maylla.chaveiro@gmail.com

 

https://orcid.org/0000-0001-7581-105X    http://lattes.cnpq.br/0617185690120819

 

Sara Santos Dias Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Psicóloga pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Co-Diretora da Coordenação de Design da Liga Acadêmica de Relações Étnico-Raciais Sankofa - UFTM. Membra do Grupo de Pesquisa Clínica Psicanalítica: brincar, aprender, pensar. Tem como áreas de interesse, pesquisa e atuação: grupos de inspiração psicanalítica, psicologia e relações étnico-raciais. E-mail: sasantosd@outlook.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1822-0450 Lattes: http://lattes.cnpq.br/7042106760043150

 

Publicado

2024-09-02

Número

Sección

Dossiê Cosmopolítica e Etnopolítica na Interseccionalidade do Movimento Indígena