O mundo onírico e o fetiche do consumo: dimensões simbólicas e dispositivos culturais do capitalismo

Autores/as

DOI:

10.48074/aceno.v10i24.15614

Resumen

Este artículo aborda la dinámica material y cultural del capitalismo en la constitución de la dimensión simbólica del consumo actual. Al explorar el concepto de fetiche y el Efecto Diderot, delineamos cómo opera la publicidad en el proceso de producir orientaciones culturales de consumo a través de la diferenciación y designación de significados culturales e identitarios.

 

Biografía del autor/a

Rogéria Briglia Canuto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Graduação em Design Gráfico pela Universidade (Aracaju, Sergipe). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC (Ilhéus, Bahia). Pós-graduação em Redes Digitais, Política e Cultura (PUC-São Paulo).

Gláucia Briglia Canuto, Pontifícia Universidade Católica - São Paulo

Graduação em direito pela Universidade Tiradentes (Aracaju, Sergipe). Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC (Ilhéus, Bahia). Pós-graduação em Redes Digitais, Política e Cultura (PUC-São Paulo).

Roque Pinto, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduado e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. DEA e Doutor emAntropologia Social com Menção Doctor Europaeus pela Universidad de La Laguna, Tenerife, Espanha. ProfessorTitular de Antropologia na Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Brasil.

Publicado

2024-02-10

Número

Sección

Dossiê Temático Feitiços e Encantamentos do Contemporâneo