“É o rio, o mangue, o céu e também o sol”: percursos de vida com crianças ribeirinhas

Autores/as

DOI:

10.48074/aceno.v10i22.14967

Resumen

Como resultado de un proceso de investigación con niños, este ensayo retrata modos de vivir de niños de tres comunidades de la Reserva Extrativista (Resex) Mariña del Delta del Parnaíba/MA. Es una invitación a escuchar la vida que sucede junto a los niños ribereños que desarrollan su vida cotidiana y sus hogares a través de la interacción con su entorno, principalmente a través del juego. Identificamos que la actividad pesquera y el contacto del niño con esta práctica de subsistencia influyen en su forma de conocer, aprender y compartir la vida con otros seres vivos.

Biografía del autor/a

Dayanne Batista Sampaio, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC, Ilhéus-BA. Professora de Psicologia na Universidade Federal do Delta do Parnaíba/UFDPar, Parnaíba-PI. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI.

Christiana Cabicieri Profice, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professora titular do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e líder do Grupo de Pesquisa em Interações Sócio ambientais e Linguagens.

Denis Barros de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Professor Associado vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação (UFPI), ao mestrado de Meio Ambiente e Desenvolvimento (PRODEMA,UFPI) e ao Mestrado Profissional em Gestão Pública(UFPI). Seus temas de pesquisas são: Educação Ambiental Formal e não-formal, Aspectos comportamentais do uso sustentável da água,da energia e da gestão de resíduos sólidos; Gestão Ambiental Universitária e Sustentabilidade; Psicologia Urbana e Sustentabilidade; Interface Ciência, Religião e Sustentabilidade.

Publicado

2023-12-31

Número

Sección

Ensaios Fotográficos