Da “casa da Marlene” para universidade: uma análise sobre as pedagogias negras

Autores/as

  • João Alipio Cunha joaocunha.ufrj@gmail.com
    Doutorando em Antropologia Social - Museu Nacional - UFRJ
  • Rafael Moreira Serra da Silva rafablackflag@gmail.com

DOI:

10.48074/aceno.v8i17.12508

Resumen

Neste artigo, propomos analisar a biografia da antropóloga negra Marlene Cunha. Primeiro, discutiremos o seu papel de liderança no Grupo de Trabalho André Rebouças - GTAR, organizado entre a década de 1970 e 1980. Em seguida, debateremos a influência dessa antropóloga e do GTAR na fundamentação de pedagogias no coletivo negro Marlene Cunha do Museu Nacional, criado no ano de 2017. Objetivamos com isso refletir sobre os desafios dos estudantes negros na universidade, durante a ditadura militar e o regime democrático.

Publicado

2022-06-14

Número

Sección

Dossiê Temático: Retomadas e re-existências indígenas, negras e quilombolas