Ética, pesquisa e sujeitos LGBTIA+: reflexões sobre o lugar e o posicionamento de quem escreve

Autores/as

  • Luiz Paulo Ribeiro luizribeiro@live.com
    Universidade Federal de Minas Gerais (DECAE - FaE - UFMG)
  • Isabella Campos Freitas D'Ávila isabellacf.davila@gmail.com
    Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mariana Esteves da Costa esteves.mariana@live.com
    Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

10.48074/aceno.v8i16.11760

Resumen

Este artículo presenta una aprehensión sobre lo que sería la ética en la investigación con seres humanos y tiene como objetivo cuestionar la posición de quienes investigan desde/con/para sujetos subordinados, en este caso, sujetos LGBTI. Estas indagaciones permiten una comprensión más profundiza de la perspectiva del “lugar de enunciación” como una acción ético-política y como una postura académica frente a la colonialidad. El ensayo problematiza el lugar ético del investigador, que puede tener otras identidades en relación con sus sujetos investigados.

Biografía del autor/a

Luiz Paulo Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais (DECAE - FaE - UFMG)

Professor Adjunto A no Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (DECAE - FaE - UFMG). Fez sua residência pós doutoral estudando as correlações entre identidade e representações sociais. Possui doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (FaE-UFMG), mestrado em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM-UFMG) e é graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Atualmente coordena as atividades do Grupo de Estudos sobre Representações Sociais (GERES), participa do Colegiado do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e coordena as atividades da linha de Pesquisa de Psicologia, Psicanálise e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE-UFMG.

Isabella Campos Freitas D'Ávila, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda na Faculdade de Educação de Minas Gerais, pós-graduada em Intervenção Psicossocial no Contexto de Políticas Públicas no Centro Universitário Una, graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH (2018). Líder no Núcleo de Orientação Psicopedagógica e Inclusão (NOPI) do Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na área de Psicopedagogia, Inclusão e Diversidade.

Mariana Esteves da Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua principalmente nos seguintes temas: Gênero e Sexualidade, formação docente e Identidades LGBTIA na Educação. Durante a graduação, atuou em projetos de pesquisa na modalidade de iniciação científica selecionada em editais do PAPq. Atuou como auxiliar no projeto de implantação do Observatório de Ingresso e Permanência de Transexuais e Travestis nas instituições de ensino superior.

Publicado

2021-11-26

Número

Sección

Dossiê: Pesquisas com Abordagens em Diversidades Sexuais e de Gênero