LA NARRATIVA DE HISTORIA DE VIDA COMO RECURSO METODOLÓGICO EN LA INVESTIGACIÓN PSICOLÓGICA

Autores/as

  • Ronaldo Adriano Alves dos Santos ronaldo.alves@pucpr.br
    Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Danielly Christina de Souza Mezzari danielly_mezzari@hotmail.com
    Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita FIlho" http://orcid.org/0000-0002-0767-5911
  • Fernando Silva Teixeira-Filho fertilli@hotmail.com
    Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" http://orcid.org/0000-0003-4975-2273

DOI:

10.48074/aceno.v8i16.11715

Resumen

La investigación cualitativa en psicología tiene que ver con el reconocimento de que la vida, la subjetividad y las experiencias sociales son, entre otras cosas, formaciones discursivas.En esta perspectiva, la narrativa de historias de vida asume la parcialidad de la producción de conocimiento como inherente al desarrollo de la investigación y puede ser concebida como una alternativa a las metodologías hegemónicas basadas en bases positivistas.En este proceso de cuestionamiento y transformación, los feminismos nos ayudan a problematizar algunos supuestos previamente considerados esenciales para la práctica científica, como la neutralidad, las distinciones dicotómicas sujeto/objeto, naturaleza/cultura, etc. La investigación narrativa toma la experiencia como inherente a la producción de conocimiento y abre la posibilidad de cuestionar conocimientos que serían independientes de los sujetos que lo producen.

Biografía del autor/a

Ronaldo Adriano Alves dos Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Doutorando no Programa Psicologia e Sociedade da UNESP. Mestre em Psicologia e Sociedade pela UNESP. Pós-graduado em Filosofia Política e do Direito, pela UNIOESTE. Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná Campus Toledo. É docente do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor Orientador do Programa Patronato de Toledo-PR. Foi conselheiro estadual da Política de Assistência Social, representado o CRP 8ª Região. Coordenou a Elaboração do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Cascavel-PR. Atuou no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS II), no Serviço de Proteção à Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa, no Serviço de Acolhimento Familiar - Família Acolhedora e Atuou na Vigilância Socioassistencial do Município de Cascavel-PR. Representou o Conselho Regional de Psicologia 8ª Região no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), sendo membro da Mesa Diretiva do CMAS na condição de Vice-Presidente; também representou o CRP na Comissão Intersetorial de Socioeducação do Município de Cascavel-PR (CISVEL), sendo membro da Mesa Diretiva da CISVEL na condição de Presidente. Tem experiência na área da Política de Assistência Social e Psicologia Social Comunitária atuando principalmente nos seguintes temas: Preconceito, Processo de Inculsão/Exclusão Social, Socioeducação, Educação Especial e Educação Inclusiva e Política de Assistência Social e da Criança e do Adolescente, Sexualidades e Gêneros.

Danielly Christina de Souza Mezzari, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita FIlho"

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - PR. Mestra em Psicologia Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras, Doutoranda em Psicologia Social pela mesma Universidade e integrante do grupo de pesquisa Psicuqueer: Coletivo Psicologias e Culturas Queer.

Fernando Silva Teixeira-Filho, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Licenciado e formado em Psicologia pela Universidade Paulista (1989); Mestre (1993) e Doutor (2000) em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Livre-Docente (2013) em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor adjunto (nível I) na Universidade Estadual Paulista, em Assis, SP, atuando na graduação e na pós-graduação. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase clínica e social trabalhando, principalmente, com os temas: processos de estigmatização; produção da violência; diversidades sexuais; educação de professores; homoparentalidade; homoconjugalidade; adoção; prevenção às DSTs e HIV/Aids; Psicologia e Estudos de Gênero; Psicologia e Teoria Queer; Minimização da LGBTfobia, promoção da cidadania e direitos humanos.

Publicado

2021-11-26

Número

Sección

Dossiê: Pesquisas com Abordagens em Diversidades Sexuais e de Gênero